Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Benny Goldenberg e Andrés Andrade

Com atuações em diferentes ramos da gastronomia, a dupla de empresários explica como vem enfrentando a quarentena motivada pelo coronavírus

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h32 - Publicado em 27 mar 2020, 14h30

Uma mudança total começa a partir deste episódio do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia. Estamos gravando o programa remotamente desde a semana passada. A boa notícia é que o podcast não vai parar. Eu, o técnico de áudio Raphael Bertazzi, e os entrevistados – desta vez dois, o restaurateur Benny Goldenberg, dos restaurantes Mangiare Gastronomia e Arturito mais a rede de empanadas La Guapa junto com o empresário Andrés Andrade, da Mimic, startup de apoio digital, de cozinha e logístico a hamburguerias e outros estabelecimentos voltados às refeições – conversamos cada um da sua casa, cumprindo a tão necessária quarentena. Afinal, com o coronavírus não se brinca e não podemos vacilar.

Tanto Goldenberg, que é sócio da chef Paola Carosella no Arturito e no La Guapa, quanto Andrade contam como estão enfrentando a crise gerada depois que a maioria dos restaurantes, bares e endereços de comidinhas teve de fechar as portas. A solução mais recorrente para o comercio de refeições tem sido a entrega de pratos e bebidas em casa. Esse setor, que também está tendo monumentais perdas econômicas, encontrou essa maneira de prosseguir, ainda que timidamente quando se compara ao cenário anterior ao surto da doença.

Primeiro papo gravado por Skype: lições para enfrentar a crise com restaurateur Goldenbeg e do empresário Andrade (Divulgação/Divulgação)

“É prioridade número 1 de trabalho manter nossos funcionários saudáveis, número 2, manter as pessoas empregadas e recebendo salário integral e, por último, a saúde financeira da empresa”, explica Goldenbeg, que mantém equipes reduzidíssimas nas cozinhas. Dos estabelecimentos, só a rede La Guapa, permanece aberta, exceto as unidades dos Jardins e de Higienópolis. “As lojas são muito pequenas, precisam ser arejadas e atendem apenas take out e delivery”, explica.

É prioridade número 1 de trabalho manter nossos funcionários saudáveis, número 2, manter as pessoas empregadas e recebendo salário integral e, por último, a saúde financeira da empresa

Benny Goldenberg, do Mangiare Gastronomia, Arturito e rede La Guapa
Continua após a publicidade

O restaurateur reforça também que atravessamos uma fase delicada e nem todo mundo sabe cozinhar ou está disposto a preparar todas as refeições do dia. “A gente vive um momento de reorganização da sociedade, mas continuamos a nos alimentar e não dá para cozinhar o tempo todo. É importante prestigiar os sistemas de delivery e o take out”, incentiva.

Se o momento é difícil e a maioria do segmento da gastronomia enfrenta dificuldades gigantes, a Mimic encontra-se em uma fase expansionista, em particular com sua parceira com a hamburgueria Patties, da qual reproduz os sanduíches em duas dark kitchens (cozinhas sem salão destinadas a preparar pratos só para entrega) localizadas nas avenidas Rebouças e dos Bandeirantes.

Embora seja uma época muito crítica, nossa cozinha do Patties está crescendo acima de 30%. Continuamos a atender as pessoas para que elas fiquem tranquilas em casa

Andrés Andrade, da Mimic

“Embora seja uma época muito crítica, nossa cozinha do Patties está crescendo acima de 30%. Continuamos a atender as pessoas para que elas fiquem tranquilas em casa”, garante. Também conta que está finalizando três cozinhas: Barra Funda, Mooca e Vila Mariana.

Continua após a publicidade

Para ouvir o papo onde você estiver nessa quarentena, basta dar o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

 

 

Uma dica especial: para receber notícias quentes e ter uma quarentena cheia de criatividade com ótimas opções sem sair de casa, basta assinar o conteúdo da Vejinha no link assineabril.com.br/podcastvejasp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.