Conversas em torno do vinho na Equipotel

Durante quatro noites consecutivas, terei o prazer de conversar com alguns dos maiores especialistas em vinhos durante a realização da Equipotel,  feira destinada apenas a profissionais das área de hospedagem e gastronomia. A cada desses encontros, com uma hora de duração, o papo será sobre um tema diferente no universo da bebida. Terei a meu lado […]

Feras no mundo dos vinhos: Manoel Beato, Tiago Locatelli, Gabriela Bigarelli e Ernesto Arahata

Feras no mundo dos vinhos: Manoel Beato, Tiago Locatelli, Gabriela Bigarelli e Ernesto Arahata

Durante quatro noites consecutivas, terei o prazer de conversar com alguns dos maiores especialistas em vinhos durante a realização da Equipotel,  feira destinada apenas a profissionais das área de hospedagem e gastronomia. A cada desses encontros, com uma hora de duração, o papo será sobre um tema diferente no universo da bebida. Terei a meu lado nessas mesas-redondas os sommeliers Manoel Beato, Tiago Locatelli, Gabriela Bigarelli e Ernesto Arahata.

Confira a programação completa:

 

19 de setembro

As principais uvas viníferas do mundo

Manoel Beato, do restaurante Fasano

O mais premiado profissional da área no país explica as características das mais cultuadas uvas viníferas. Beato apresenta as diferenças entre castas como as tintas cabernet sauvignon e merlot e as brancas chardonnay e sauvignon blanc. Também fala da recuperação de uvas esquecidas, como a colorino, na Itália, e a valorização de variedades, como a bobal, na Espanha.

 

20 de setembro

França versus o resto do mundo

Tiago Locatelli, da churrascaria Varanda

O sommelier demonstra por que a França se tornou um modelo de produção de vinícola para o restante do mundo. Também aponta as diferenças entre as duas principais regiões produtoras do país, Bordeaux e Borgonha.

 

21 de setembro

Com que vinho eu vou?

Ernesto Arahata, sommelier do restaurante Picchi

Titular do restaurante italiano Picchi, o especialista de sólida carreira, que trabalhou em casas como Piselli e o extinto Bar des Arts, mostra quais são as combinações clássicas entre bebida e comida, como brancos para pescados e tintos para carnes. Sugere ainda algumas parcerias mais ousadas.

 

22 de setembro

A montagem de uma adega

Gabriela Bigarelli, sommelière consultora do Grupo Maní-Manioca

Responsável pela elaboração da carta de premiados restaurantes paulistanos, a expert explica o bê-á-bá da montagem de uma adega e dá dicas sobre como se elabora uma carta para um restaurante. Também esclarece quais vinhos devem ser mantidos climatizados, quais podem ficar em temperatura ambiente e qual a durabilidade de cada garrafa, dependendo da qualidade da bebida.

 

Equipotel

O evento está programado todos os dias 19 e 22 de setembro, entre 18h30 e 19h30, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda).

Caderno de receitas:
+ Espaguete com queijo grana padano, do Nico Pasta & Basta
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s