Clique e assine com até 89% de desconto
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Josimar Melo estreia série de TV sobre arte e culinária no Brasil

Jornalista explora a temática com sociólogos e chefs como Viviane Gonçalves, do ChefVivi, e Cesar Costa, do Corrutela

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 jun 2020, 00h17 - Publicado em 26 jun 2020, 06h00

Comida é arte? Essa é uma dúvida antiga e uma das perguntas a que o jornalista gastronômico Josimar Melo se propõe a responder na série de TV de mesmo nome, seguido do aposto Terroir Brasil, que estreia no canal pago Travel Box Brazil em de 3 julho.

O especialista na boa mesa, que já encabeçou outra produção do gênero, O Guia, apresenta os treze episódios gravados nos estados de Pernambuco e São Paulo, com direção do cineasta Paulo Caldas (Baile Perfumado e País do Desejo) e da produtora Bárbara Cunha.

Josimar e Rosana Paulino: entrevista com a artista plástica Bárbara Cunha/Divulgação

Entre os entrevistados que apontam possíveis respostas está o sociólogo Carlos Alberto Dória e a artista plástica Rosana Paulino, cuja obra tem como foco o papel da mulher negra na sociedade. Josimar também conversa com produtores e chefs.

Na capital paulista, discute sustentabilidade com Cesar Costa, sócio do Corrutela e chef revelação por VEJA SÃO PAULO Comer & Beber 2019. Também premiada pela mesma edição do guia anual como chef do ano, Viviane Gonçalves, do ChefVivi, fala do amendoim, que ela prepara com arroz para acompanhar um frango caipira.

Cesar Costa: chef do
Corrutela Alexandre Battibugli/Veja SP

Entre outros assuntos, o papo com a socióloga Clarissa Galvão tem foco na doçaria de Pernambuco, historicamente um dos maiores estados produtores de açúcar no país. Por lá, até bolo tem nome e sobrenome: luiz felipe e souza leão, ecos de uma aristocracia açucareira de um passado distante.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

  • Continua após a publicidade
    Publicidade