Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Com prova no mato, MasterChef tenso terá até tapa entre concorrentes

Nesta terça (16), a eliminatória será como uma receita com ingredientes de uma única cor

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 16 out 2018, 16h32

Alta gastronomia e sobrevivência no campo tem algo em comum? É o que se irá descobrir no MasterChef Profissionais desta terça (16).

Divididos em dois grupos, os participantes serão, digamos, “abandonados” na natureza e deverão preparar pratos refinados.

Duas equipes: duelo no campo sem apetrechos de um cozinha profissional (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Para poderem trabalhar e montar as próprias cozinhas, é preciso ter grande capacidade de improviso. Em vez de faca e tábuas, terão à disposição canivetes e travessas.

Também será necessário esquecer todas as referências do ambiente profissional, onde usam fogões potentes, reguladores de chama para o controle de temperatura, termômetros, balanças etc. Certamente, que faz um bom churrasco terá mais chances de vitória.

Vermelho: missão preparar uma galinha caipira que chega com as penas (Carlos Reines/Band/Divulgação)

Para ligar o fogo, ops! fazer o fogo, terão apenas um acendedor de acampamento. Será muito sofrimento para quem está acostumado a queimadores automáticos, fósforos ou isqueiros.

Continua após a publicidade

Nesse ambiente rústico, terão como ingredientes uma galinha com penas e uma perna de javali. Nada de creme de leite ou manteiga nessa cesta básica do mato.

O nível de tensão subirá na disputa e as encrencas rolarão forte. Para se ter uma ideia, num dos grupos um dos participantes mais ousados sapecará um tapa na traseira de um colega depois desse parceiro desastrado derrubar um dos ingredientes no chão.

Amarelo: perna de javali na brasa (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Também será difícil a decisão dos jurados Paola Carosella ( (Arturito e La Guapa Empanadas), ), Erick Jacquin ( (Le Bife) e )e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio). O trio de avaliadores terá dificuldade em reconhecer o melhor. Se o MasterChef já tinha investidos nas mastertretas, agora entra no estilo Survivors, reality que no Brasil virou No Limite, apresentado por Zeca Camargo na Rede Globo por quatro temporadas.

Marcela: erro no sabor do cassoulet reinterpretado (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Depois de se digladiarem num cenário natural, na volta ao estúdio para a eliminação a prova será bem mais sofisticada. A missão é fazer um prato monocromático.

Continua após a publicidade

Por sorteio, alguem ficará com a cor roxa e encontrará ingredientes como avestruz e beterraba. O que pegar o vermelho terá itens como bombom de alcatra bovina e pimentão. Ao laranja, sobrarão matérias-primas como king crab e cenoura. Para a tom amarelo, aparecem frango caipira e pequi, entre outras opções.

O eliminado do episódio ser juntará Marcela, autora de um cassoulet muito bom, mas sem gosto de cassoulet.

Conheça os participantes:

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.