Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Clos, do restaurateur Marcelo Fernandes, tem novos chefs

Não é só o Attimo, restaurante italiano do empresário Marcelo Fernandes que vive um período de transição no comando da cozinha. Outra de suas casas, o espanhol Clos também está em processo de troca de guarda. Segue inalterado apenas o japonês Kinoshita, do trio de casas que compõe do grupo liderado por ele. + Minha avaliação dos […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 14h47 - Publicado em 11 set 2015, 19h13
Carol e Willem: parceria dentro e fora do restaurante espanhol (Foto: dvulgação)

Carol e Willem: parceria dentro e fora do restaurante espanhol (Foto: dvulgação)

Não é só o Attimo, restaurante italiano do empresário Marcelo Fernandes que vive um período de transição no comando da cozinha. Outra de suas casas, o espanhol Clos também está em processo de troca de guarda. Segue inalterado apenas o japonês Kinoshita, do trio de casas que compõe do grupo liderado por ele.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos jurados MasterChef

O titular do Clos, Juca Duarte, tornou-se ex no fim de semana passado. “Sai do Clos para assumir a cozinha do Maksoud Plaza”, revela. “Começo nesta terça e tomarei conta de eventos, café da manhã, room service e do restaurante no saguão.” O chef ainda não tem uma data para implementar mudanças, em especial no menu do restaurante, que deve ser reformulado.

Para o lugar de Duarte, o Fernandes traz um casal. Isso mesmo. Como na inauguração do restaurante, o restaurateur volta a repetir a fórmula de manter marido e mulher na cozinha, originalmente tocada por Ligia Karazawa e Raúl Jiménez García, também casados naquela época.

Continua após a publicidade

Duarte: no Clos só até este fim de semana (Foto: Lucas Lima)

Duarte: do Clos para o Maksoud Plaza (Foto: Lucas Lima)

A partir da semana que vem, a gaúcha Carol Albuquerque e o belga Willem Vendeven passam a ser responsável pelo menu. Eles se conheceram em uma temporada de trabalho no restaurante de Michel Bras, em Laguiole, no interior da França. Depois do período de quase uma década na Europa, retornaram ao país. Foram primeiro para Porto Alegre, cidade natal de Carol, e agora se fixam na capital paulista a convite de Fernandes.

Ligia Karazawa e Raúl Jiménez: primeira dupla de chefs do restaurante espanhol (Foto: Ligia Skowronski)

Ligia Karazawa e Raúl Jiménez: primeira dupla de chefs do restaurante espanhol (Foto: Ligia Skowronski)

Ainda que exista o projeto de a dupla montar um menu autoral para o Clos, o restaurante segue inalterado em seu conceito de culinária espanhola moderno. “Nesse primeiro momento, não muda absolutamente nada”, avisa Fernandes. “Nos próximos 15 dias, a Carol e o Willem farão o cardápio da Restaurant Week. Assim, poderão começar a mostrar seu trabalho para nossos clientes.”

A conferir.

Caderno de receitas:
+ Salmão com rabanete e alcachofra, do Eataly
+ Tartare de robalo com creme de ervilha, do Eataly
+ Bacalhau com lentilhas, do Marcel
+ Galette de ovo, presunto e emmental, do Sarrasin
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade

Publicidade