Cinco espumantes para tornar a vida uma festa

Fiz uma seleção de rótulos para vários bolsos com preços a partir de 42,90 reais

Nessa época do ano, o consumo de espumantes dispara no Brasil. Além de obrigatórios na maioria das mesas festivas, são um refresco para o calor da estação que promete ser das mais tórridas.

Pensando nisso, fiz uma lista com cinco rótulos de olho tanto na qualidade quanto no preço. Predominam garrafas produzidas no Rio Grande do Sul. Mas não faltam opções de um cava, delicioso produto espanhol que cabe no bolso, assim como um champanhe safrado a um valor bastante razoável para quem quer investir no produto francês.

São garrafas de 750 mililitros e, na maioria, podem ser encomendadas pela internet (os links estão nos nomes dos produtos) e por telefone. Confira:

Casa Perini Brut Rosé – 42,10 reais
Embora o Ranking Mundial de Vinhos & Destilados tenha causado surpresa ao eleger, em setembro, o Casa Perini Moscatel (39,90 reais), em quinto lugar numa lista dos 150 melhores vinhos do mundo apresentados na prova, minha indicação vai para outro espumante da tradicional casa gaúcha. Em vez desse rótulo doce, ideal para comer com panetone de frutas, indico o Brut Rosé, de cor sedutora e agradável no paladar.

Cava Brut Clos de Torribas 44,90 reais
Produzido na região espanhola de Penedés com as uvas macabeo, parellada, xarel-lo, é um espumante com aromas cítricos que passa por fermentação na garrafa por pelo menos um ano. Tem importação exclusiva da rede Pão de Açúcar e, por vezes, nas lojas pode sair por um preço ainda mais atraente quando está em promoção.

Guatambu Extra Brut – 75 reais
Instalada na região gaúcha da Campanha, a pequena e moderna empresa familiar Guatambu Estância do Vinho elabora um blanc de blancs apenas com uvas chardonnay pelo método clássico de Champagne. Passa por barricas de carvalho francês, desprende aromas tostados e tem um sabor fermentado que se prolonga na boca. Vendas pelo celular 98155-7306.

Casa Valduga 130 Brut – 114,13 reais
Elaborado no Vale dos Vinhedos junto à Serra Gaúcha, resulta de um blend das uvas chardonnay e pinot noir, que repousa durante um ano em barrica de carvalho. Potente e amendoado no olfato, é uma pequena joia nacional. Não é exatamente barato, mas vale o valor pedido.

Nicolas Feuillatte Blanc de Blancs Brut A.O.C. 2008 – 199,90 reais
Quem quer investir um pouco mais encontra uma boa oportunidade neste champanhe blanc de blancs safrado. Embora já tenha quase uma década, é elegante, vívido e de ótima acidez. Se comparado a similares franceses, o preço se mostra bem vantajoso.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s