Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Choro sentido de Paola Carosella traz emoção à final do MasterChef

Receita de entrada desestabiliza um dos competidores e, junto com a sobremesa, ajudará a definir quem leva o troféu cobiçado por cozinheiros amadores

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h26 - Publicado em 31 jul 2018, 10h07

É inevitável. Não faltará tensão à final disputada por Hugo e Maria Antônia levada ao ar nesta terça (31) — estarei lá ao vivo fazendo a cobertura pelo Instagram, Facebook e Twitter. Mas para saber quem erguerá o troféu MasterChef Brasil, o quinto entre os amadores, será preciso esperar que cada um dos dois participantes prepare um menu completo para os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamile e Cão Véio).

Uma final temperada por muita emoção até dos durões Fogaça e Jacquin, mas em especial pelas lágrimas sentidas de Paola. A cozinheira estrelada vai se derreter em cena.

Batalha final: chegaram ao 22º episódio da competição Hugo e Maria Antonia (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os participantes aparentemente manterão um nível de cozinha muito semelhante. Enquanto Maria Antonia optará por fazer um cardápio mais italiano, Hugo investirá numa pegada mais brasileira.

Tudo irá bem, porém, até que a dupla entre na bancada circular. O nervosismo é evidente. Maria Antonia tremerá muito e Hugo estará com cara de quem esconde o jogo ou terá dúvidas reais sobre o que fazer.

Continua após a publicidade

De início, um erro na preparação da entrada vai desequilibrar a disputa. Isso faz com que a tensão dispare. Para piorar, os jurados serão unânimes, implacáveis nas críticas.

Hugo: menu de pegada mais brasileira (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

Um ragu, preparado por cada um dos dois participantes na panela de pressão, vai tornar-se o prato-nervosismo. Os dois finalistas irão se enrolar por causa do tempo de prova. Haverá um grande sofrimento para saber se conseguirão entregar ou não o molho.

É pouco? O desespero não acabará aí. O mezanino estará dividido em duas torcidas ruidosas que farão muito barulho. Não deverá incomodar só os rivais de faca e fogão como certamente boa parte do público. É um tal de dar pitacos em tudo, comentários e mais comentários capazes de fazer abalar os cozinheiros amadores. Um estresse brabo.

Continua após a publicidade
Maria Antonia: cardápio que passeia pela Itália (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os pratos principais deverão colocar os competidores em pé de igualdade. Como tem sido recorrente nas finais do MasterChef, a sobremesa será o item determinante para se conhecer quem fica com o troféu, põe 200.00 reais no bolso, sai de carro zero, ganha compras no supermercado por um ano, com ingredientes para cozinhar em panelas novas, e ainda arremata o curso da Le Cordon Bleu (ufa!).

O para tudo final: Ana Paula Padrão sempre firme no cronômetro (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Agora, é aguardar até as 22h30, quando está previsto o início da batalha final entre a dona de casa sommelière e o dentista confeiteiro, final já gravada apenas com intervenções e resultado apresentados ao vivo. E como pregará Jacquin neste que é o 22º e último episódio da longa competição iniciada em março: “gastronomia é religião”. Que os adeptos da cozinha façam suas preces e torçam muito.

Continua após a publicidade

Resultado

Mesmo com tropeços aqui e acolá, a sommelière gaúcha Maria Antonia Russi Martello conseguiu fazer o melhor menu da noite na avaliação do trio de jurados.

View this post on Instagram

E @mchef_mariaantonia levou o troféu #MasterChefBR!

A post shared by Arnaldo Lorençato (@alorencato) on

Leva para casa o troféu de campeã do MasterChef, a quarta em cinco temporadas do reality.

Continua após a publicidade

Confira a entrevista que fiz com ela:

View this post on Instagram

Entrevista-selfie com @Mchef_mariaantonia, vencedora do #MasterChefBR. Ela conta a emoção de levar o troféu. #alorencato #vejasp #BlogdoLorencato #comerebeber

A post shared by Arnaldo Lorençato (@alorencato) on

Eliane: despedida de Fogaça e do reality na semana anterior e perda de uma vaga na final (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Conheça os participantes:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.