Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Bistrô Charlô realiza jantar com o chef do Teus

Em comemoração aos 30 anos do restaurante, o banqueteiro Charlô e Chico Farah cozinham juntos na noite desta terça (4)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h13 - Publicado em 4 dez 2018, 20h04

Sócio do moderninho Teus, restaurante onde saboreia o melhor menu executivo pela edição VEJA COMER & BEBER 2018/2019, o chef Chico Farah prepara um jantar nesta terça (4), junto a Charlô Whately, no variado Bistrô Charlô, onde trabalhou até abrir o próprio negócio. A partir das 20h, a refeição elaborada a quatro mãos encerra as comemorações de 30 anos do restaurante de Whately.

A160 reais por pessoa, um menu com dez etapas inclui três canapés, cinco pratos e duas sobremesas. A seção de entradas reúne fígado de pato marinado no saquê com tempero shio koji (conserva de arroz fermentado), joelho de porco com pães brioche e miga com queijo roquefort, bacon e compota de laranja, criados por Charlô.

Bistrô Charlô
Bistrô Charlô: salão da casa de receitas variadas (Lucas Lima/Veja SP)

Chico Farah está encarregado das receitas principais e utilizará ingredientes da horta do Teus, como couve-flor, ervas, cebola, entre outros itens. Servidos no centro da mesa para partilhar, os pratos contemplam escabeche de carapau, tomatinhos, aïoli e pão caseiro e couve-flor assada com piperrada (misto de pimentões) e trigo-sarraceno.

Continua após a publicidade

Ainda há um leitão crocante com emulsão de molho chinês hoisin e capuchinha, e um brisket assado com molho verde. Inspirado pela linguiça de cabeça de polvo, sucesso no Teus, Farah faz a linguiça de camarão-rosa levada à mesa na companhia de manteiga de estragão. “Eu acho o simples sofisticado”, comenta o chef Farah, que o serviço será totalmente informal.

Chico Farah: chef do Teus, onde se saboreia o melhor menu executivo por Veja Comer & Beber 2018/2019 (Clayton Vieira/Veja SP)

Os doces também serão de responsabilidade de Charlô, que expede um creme sem açúcar, feito com manga, gengibre e tâmaras, e uma receita clássica argentina, a torta rogel, que leva biscoito, doce de leite e merengue.

Continua após a publicidade

A relação de Farah com o banqueteiro Charlô é antiga. De 2012 a 2016, o chef cuidou da cozinha do famoso banqueteiro. “A culinária de Chico é moderna, valorizando os ingredientes que ele mesmo acompanha a produção”, afirma o antigo patrão e grande amigo.

Com reportagem de Gabriela Santos

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.