Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chefs e empresários, entre eles Rogério Fasano, criticam prêmio 50 Best Restaurants em artigo do The New York Times

O efeito foi rápido neste ano. Um grupo de chefs e donos de restaurantes do mundo inteiro protestou contra a legitimidade do prêmio The World 50 Best Restaurants, promovido pela revista inglesa Restaurant. Em comum, esses representantes gastronômicos caíram de posição ou nem apareceram na lista. Foi criado ainda o movimento Occupy 50 Best, questionando a publicação. + […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h21 - Publicado em 4 jun 2015, 14h30
R

Fasano: “O prêmio é personalista e patético ao tentar escolher o melhor restaurante do mundo” (Foto: Mario Rodrigues)

O efeito foi rápido neste ano. Um grupo de chefs e donos de restaurantes do mundo inteiro protestou contra a legitimidade do prêmio The World 50 Best Restaurants, promovido pela revista inglesa Restaurant. Em comum, esses representantes gastronômicos caíram de posição ou nem apareceram na lista. Foi criado ainda o movimento Occupy 50 Best, questionando a publicação.

+ D.O.M. continua entre os 10 melhores do mundo

Em reportagem publicada ontem no caderno “Food”, do diário americano The New York Times, a jornalista especializada Julia Moskin ouviu ou usou declarações de três personalidades que engrossam o coro dos descontentes. Curiosamente, o trio faz ou fez parte do júri do concurso que reúne quase 900 pessoas de várias partes do planeta — restaurateurs, chefs, gourmets, professores de gastronomia, blogueiros e jornalistas — que devem, de acordo com as normas do prêmio, ter visitado os restaurantes indicados nos últimos dezoito meses.

+ Conheça os competidores do MasterChef

Um dos entrevistados é o chef argentino Francis Mallmann, um dos pioneiros a levantar a bandeira vermelha contra o prêmio. Como relata Moskin. Mallmann concorda que os premiados “são alguns do melhores do mundo”. Por outro lado, acredita que em vez de trabalhar duro, há chefs fazendo lobby e política para integrar a lista.

Continua após a publicidade

+ Cozinha sob Pressão interditada

Moskin também usa declarações de uma das grandes estrelas da gastronomia francesa, o chef Joël Robuchon, cujo restaurante L’Atelier de Joël Robuchon, no 7ºarrondissement de Paris, despencou do número 31 para o 63 da lista. Robuchon põe em dúvida se existe realmente prova das visitas dos jurados aos restaurantes, uma vez que não se exigem notas fiscais dos eleitores e aponta essa como a maior brecha no processo de votação. Lembro aqui também que o prêmio não paga a conta de nenhum jurado, o que torna difícil a exigência dos comprovantes.

Há inclusive uma reclamação velada de que dois dos restaurantes que ocuparam o primeiro lugar — Noma e The Fat Duck — serviram refeições que teriam intoxicado seus clientes. No Noma, mais de 60 pessoas passaram mal em 2013 depois de ter comido por lá, e no Fat Duck, pelo menos 30 em 2009.

Do Brasil, o entrevistado é o restaurateur Rogério Fasano, dono do Fasano, uma referência de qualidade em culinária italiana em São Paulo e no Brasil. Conversei com o empresário ontem mesmo. “A lista é personalista e fica patética quando elege o 50 melhores restaurantes do mundo. O correto seria eleger os chefs mais criativos do mundo e destinar o prêmio a esses profissionais”, acredita. “Globalmente, o universo de restaurantes globalmente é de uma vastidão o que não permite escolher o melhor.”

As declarações de Fasano encerram o texto de Moskin. Diz o restaurateur que a maioria dos empresários do ramo conhece os avaliadores e que, por isso, eles teriam tratamento especial nos restaurantes. Além disso, haveria assessores de imprensa que oferecem  maneiras de se dar bem na lista.

Continua após a publicidade

Vale lembrar ainda que há uma década, o contemporâneo D.O.M., de Alex Atala, faz parte da lista. Neste ano, ficou na nona posição. O único outro brasileiro a aparecer na seleção é o também paulistano Maní, com cozinha arrojada de Helena Rizzo e Daniel Redondo. Helena foi inclusive eleita a melhor chef do mundo em 2014. Neste ano, o posto pertence à francesa Hélène Darroze, que tem restaurantes com seu nome em Paris e Londres.

Para ler a reportagem completa do NYT, clique aqui.

+ Entrevista com o estrelado chef americano Mario Batali, sócio do Eataly
+ Eataly: um tour em vídeo
+ Receita: pudim de leite, do chef Alberto Landgraf
+ Mapa do Eataly: o shopping gastronômico andar por andar

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.