Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chef português Vítor Sobral abrirá a Padaria da Esquina

O chef Vítor Sobral é um azougue. O cozinheiro não para. Além de negócios em Portugal e na África, ele, que já é dono dos restaurantes Tasca da Esquina e Taberna da Esquina, viu uma possibilidade de se expandir ainda mais no Brasil. E escolheu São Paulo como vitrine. Agora, ele está montando uma padaria para que […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 13h46 - Publicado em 25 dez 2015, 14h32
Sobral: mais um negócio na em São Paulo, a Padaria da Esquina (Foto: Arnaldo Lorençato)

Sobral: mais um negócio em São Paulo, a Padaria da Esquina (Foto: Arnaldo Lorençato)

O chef Vítor Sobral é um azougue. O cozinheiro não para. Além de negócios em Portugal e na África, ele, que já é dono dos restaurantes Tasca da Esquina e Taberna da Esquina, viu uma possibilidade de se expandir ainda mais no Brasil. E escolheu São Paulo como vitrine. Agora, ele está montando uma padaria para que as pessoas se sintam em Lisboa.

+ Mocotó Café, de Rodrigo Oliveira, fica no Mercado de Pinheiros

É a Padaria da Esquina, como antecipei na edição especial VEJA COMER & BEBER, no texto para o Tasca da Esquina, que mais uma vez levou o título de melhor restaurante de sua categoria. Diferente das padarias brasileiras com uma variedade imensa de pães, a equipe de Sobral fará onze no tal, dos quais apresentará sete ou oito tipos por dia em revezamento. São nomes ainda pouco sonoros por aqui, como cacetes de trigo, pão da lagoinha, carcaça, papo seco lisboeta, saloio e canhola. “Tudo será feito como em Portugal”, afirma o chef-empresário.

A seleção tem ainda opções de pasteleria, como são chamadas as confeitarias na terrinha. Haverá bolos como a bola de Berlim, o pastel de nata e os queques. Não faltarão os biscoitos de azeite, as línguas de veado e areias na seção de bolos secos e biscoitos. Servidas em frascos, as sobremesas seguirão a linha clássica que inclui a baba de camelo e os pudins abade de Priscos e de azeite. A ideia é oferecer embutidos, frios e queijos portugueses, além de patês de sardinha, pasta de azeitona e musses de tomate. Outro produto típico de padaria também com espaço garantido é o frango assado à moda lusa.

Continua após a publicidade

Em funcionamento o dia todo, a padaria servirá almoço expresso com sanduíches e salgadinhos portugueses. As “sanduíches”, sempre chamadas no feminino em Portugal, ou simplesmente sandes, serão as clássicas prego, bifana, carne assada e ovo, por exemplo. Os petiscos não se resumirão a bolinhos de bacalhau, mas a rissoles e croquetes. Completam as pedidas de almoço uma variedade de saladas mais o pratão, que pode ser de carnes frias, embutidos, queijos ou frutas.

Fachada da padaria: previsão de abertura em fevereiro de 2016 (Projeto: APR materiais.key)

Fachada da padaria: previsão de abertura em abril de 2016 (Projeto: APR materiais.key)

Mais uma vez, Sobral tem como sócio o restaurateur Edrey Momo, que capitaneia outros quatro investidores. “Nosso investimento é de 5 milhões de reais”, conta Momo. O ponto escolhido é a Alameda Campinas, 1630. Como toda padaria, a da Esquina será também um empório, com produtos como azeites, vinhos e carnes congeladas entre elas porco e cabrito. A previsão de abertura é em abril deste ano.

Clique nas imagens para conferir como será a Padaria da Esquina:

#gallery-4 {
margin: auto;
}
#gallery-4 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-4 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-4 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade

Caderno de receitas:
+ Bolinho de bacalhau, do chef Vítor Sobral
+ Bacalhau à brás, do chef Vítor Sobral
+ Tiramisu original. É  bico!

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.