Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Chef Luiz Emanuel é o novo titular do Felix Bistrot

Cozinheiro deu baixa no Le French, em Pinheiros, e assume o restaurante da Granja Viana

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 2 Jun 2017, 21h48 - Publicado em 14 Mar 2015, 12h02
Luiz Emanuel: desde 4 de março titular do restaurante da Granja Viana (Foto: Lucas Lima) Luiz Emanuel: desde 4 de março titular do restaurante da Granja Viana (Foto: Lucas Lima)

O chef Luiz Emanuel Cerqueira de Souza e Lima está de casa nova. Desde a semana passada, ele é o novo titular do Felix Bistrot. Antes de assumir os fogões na Granja Viana, o cozinheiro deu baixa no Le French, em Pinheiros, onde permaneceu por menos de um ano.

+ Filhote do Maní, Manioca fica no Shopping Iguatemi

“Fiquei por lá um tempo muito menor que do imaginava. Como o Le French é muito pequeno e como tiraram couvert e baixaram os preços, as contas não fechavam. Além disso, os donos estão muito focados no Meats [hamburgueria de Pinheiros que acaba de ganhar a segunda unidade nos Jardim Paulista]”, explica o cozinheiro. Seu ex-patrão, Dudu Borger, confirma a história. “Esperava ter um aumento de faturamento com o Luiz, mas não consegui. Não valia a pena pagar um salário entre 5 e 6.000 reais. Não era alto para o ele, que é muito talentoso, mas alto para o meu negócio. Além disso, o Luiz é muito difícil”, diz o restaurateur.

Ostras do Felix Bistrot: campeãs de pedidos (Foto: Tadeu Brunelli)Ostra do Felix Bistrot: campeã de pedidos (Foto: Tadeu Brunelli)

Nesse intervalo de dois meses, Luiz Emanuel foi para Porto Velho, em Rondônia para fazer uma consultoria no Uno Bif. “O proprietário queria que eu ficasse por lá. Mas era muito dificuldade. Quase todos os ingredientes tinham que vir de São Paulo, até cogumelos e alecrim. Criei um cardápio francês com produtos da região, usei por exemplo, os peixes de lá e coloquei também um filé au poivre”, conta.

Continua após a publicidade

+ Restaurantes com as mais belas vistas de SP

Em vez de voltar para São Paulo, o chef foi direito para Belo Horizonte, cidade de sua família. “Pensava em abrir alguma coisa em Minas”, diz. Mas veio o convite do administrador do Felix Bistrot, Vinicius Riolli, para tocar a cozinha do restaurante. Para acompanhar melhor o restaurante, Luiz Emanuel está morando na Granja Viana.

+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo

O Felix Bistrot estava sem comandante especializado desde 2013, quando o chef anterior, Alain Uzan, saiu para assumir o Avek, no Jardim Paulistano. “Acompanho o Luiz Emanuel desde o Lola Bistrot [já fechado] e cheguei a trabalhar com ele em uma edição do Fashion Week, cujo tema era o ano do Brasil na França”, conta Riolli. “Precisávamos com um chef com mais know-how de cozinha francesa.”

Continua após a publicidade

+ Filhote do Maní, Manioca fica no Shopping Iguatemi

O responsável pela gestão do Felix Bistrot explica que não haverá uma mudança radical no cardápio. “Prevalecerá o conceito de cozinha de bistrô”, adianta. “Não pretendemos virar o cardápio do avesso.”

Por enquanto, os pratos de Luiz Emanuel devem aparecer como sugestões do dia. “A casa me surpreendeu porque tem um movimento incrível”, diz o chef. Neste momento ele está revisando receitas como os molhos e impondo um maior rigor técnico nas preparações. Outra surpresa para o cozinheiro foi o alto consumo de ostras pela clientela. “Já fiz uma sugestão gratinada com alho-poró e molho de queijo brie ao jerez”, revela.

Outra novidade é que o Felix Bistrot participará, pela primeira vez, da feira O Mercado vendendo ostras frescas e gratinadas. É a primeira edição de 2015 marcada para 29 de março no Mercado Municipal de Pinheiros.

Continua após a publicidade

A conferir.

 

+ Receita: tiramisu original. É  bico!
+ Receita: cheesecake de Nutella

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade