Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Jovem com Síndrome de Down lança livro de receitas

Menu da Luiza reúne pratos que a cozinheira aprendeu com celebridades como Henrique Fogaça, sócio do restaurante Sal Gastronomia e jurado do MasterChef

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 3 dez 2018, 17h49 - Publicado em 3 dez 2018, 15h36

Desde criança, Luiza Camargo, de 20 anos, era fã de cozinhar e de assistir à programas de culinária na TV. Os primeiros passos de forno e fogão ela deu em casa, ajudando a mãe, Lídia Camargo a preparar as refeições domésticas. Portadora da Síndrome de Down, ela passou ainda por um processo de quatro anos de aprendizado no Instituto Chefs Especiais, dirigido por Simone Lozano e dedicado a jovens com essa alteração genética.

O resultado desse interesse pela culinária se transformou no Menu da Luiza (Biografia, 72 pág., 59,90 reais), com lançamento marcado para esta terça (4). O livro é uma coleção de 30 receitas que a garota fez com algumas celebridades do mundo das panelas que fazem um trabalho voluntário no instituto e que ela teve a oportunidade de conhecer durante as aulas. Inclui também pratos prediletos de artistas como a comediante Fabiana Carla.

Fogaça e Rocha: voluntários no Instituto Chefs Especiais Divulgação/Divulgação

Com Henrique Fogaça, sócio do Sal Gastronomia e jurado do MasterChef Brasil, reality exibido pela Band, Luiza descobriu o segredos de como preparar o nhoque de mandioquinha à bolonhesa. O ceviche, típico peruando, foi ensinado por de Guga Rocha.

Participante da segunda temporada do MasterChef Profissionais, Angelica Vitali também está nas páginas do Menu de Luiza, assim como Arthur Sauer, vencedor da primeira temporada de Hell’s Kitchen: Cozinha sob Pressão, levado ao pelo SBT.

Continua após a publicidade

Angélica Vitali: participante do MasterChef está nas páginas do exemplar em forma de marmita Divulgação/Divulgação

“O Fogaça, o Guga e a Angélica incentivaram muito a Luiza neste processo”, conta Lídia, emocionada com a conquista da filha. Luiza, que estudou apenas até o 7º ano da escola regular, recebeu todo o estímulo necessário para organizar o livro, que traz bolinho de chuva, bananada rápida de micro-ondas e coxinha deliciosa, além de uma receita familiar, a polenta da vovó Nena.

O lançamento do Menu Luiza, que tem formato circular e vem dentro de uma marmita embrulhada em um pano xadrez, está marcado na Galeria Como Assim?!, na terça (4), às 19h. Além de assinar cada um dos exemplares, a jovem cozinheira fará ainda uma apresentação de dança do ventre, que ela pratica como hobby também no Studio Fairuza, nos últimos dois anos.

Com reportagem de Gabriela Santos

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Continua após a publicidade

Publicidade