Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chef Christophe Besse abre restaurante em Itapecerica da Serra

O chef suíço Christophe Besse virou santo. Não, ele não foi canonizado. O cozinheiro abriu um restaurante com santo no seu nome, o Le Saint Christophe. Ter um negócio próprio era um sonho antigo, que ele veio concretizando nos últimos dez anos, enquanto ainda comandava o All Seasons, onde trabalhou entre 1999 e até dezembro […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 11h37 - Publicado em 4 jun 2016, 12h43
Besse: investimento em orgânicos (Fotos: divulgação)

Besse: investimento em orgânicos (Fotos: divulgação)

O chef suíço Christophe Besse virou santo. Não, ele não foi canonizado. O cozinheiro abriu um restaurante com santo no seu nome, o Le Saint Christophe. Ter um negócio próprio era um sonho antigo, que ele veio concretizando nos últimos dez anos, enquanto ainda comandava o All Seasons, onde trabalhou entre 1999 e até dezembro do ano passado. Desde então, o restaurante no Paraíso que perdeu o aposto by Christophe Besse na fachada e no cardápio.

+ Alex Atala é retratado na nova temporada de Chef’s Table

O Le Saint Christophe não fica em São Paulo, mas em uma propriedade do cozinheiro em Itapecirica da Serra. “É empresa matriz dos meus negócios”, explica. “Primeiramente, montei uma cozinha laboratório para desenvolver minhas receitas. Afinal, quando se trabalha num lugar grande como um hotel, não dá para criar mais”, diz.

Le Saint Christophe Ambientes

Complexo de restaurante e espaço para reuniões corporativas: propriedade em Itapecerica da Serra

Continua após a publicidade

Além do Saint Christophe, Besse também é dono da marca Rosa Rosarum, famoso bufê que funcionou em Pinheiros e do qual era consultor. “Como a família proprietária fechou o bufê, onde foi erguido um prédio, comprei a marca”, explica. Com o Rosa Rosarum, mantém parcerias como a Casa da Fazenda do Morumbi e a Villa São Paulo, na Mooca.

+ A vida de Erick Jacquin vira reatlity show da Fox Life

“A nova marca, Le Saint Christophe, é fornecedora da Mercedes Benz”, diz. Na capital, Besse é proprietário e autor do cardápio do Deck 484, um bar-restaurante especializado em tapas e vinhos.

Le Saint Christophe Ambientes

Produção das própria hortaliças orgânicas: clima rural

Continua após a publicidade

Nesse primeiro momento, o Le Saint Christophe está atendendo por reservas feitas pelo site apenas no almoço de sábados e domingos. É um passeio. O restaurante fica a cerca de 40 minutos de São Paulo em uma região de mata preservada. Para preservar a atmosfera de tranquilidade, há apenas sete mesas, seis delas com dois lugares e uma redonda para acomodar até oito pessoas. No total, são 25 lugares.

+ Vem aí a hamburgeria 212 Burger

Na nova casa, Besse adota o conceito da fazenda para a mesa do restaurante ou em inglês “farm to table restaurant”, como prefere usar na divulgação. Isso equivale a dizer que Besse está cada vez mais focado nos ingredientes orgânicos e dispensando muitos produtos importados.

Le Saint Christophe Ambientes

Ambiente do restaurante: salão para no máximo 25 pessoas

Continua após a publicidade

Não é bem uma fazenda, mas um casarão cercado por floresta com uma cultivos de ervas e diversas hortaliças. Para preparar as refeições, o chef dispõe de equipamentos de última geração como forno combinado, defumador, resfriador e termocirculador e tudo quanto é traquitana culinária moderna.

+ Quiz: os melhores hambúrgueres de SP

A proposta do chef é utilizar matéria-prima produzida a seu redor, entre elas frutas da época e animais como frangos, porcos e pacu. São oferecidos dois cardápios um deles com petiscos, entrada, prato principal e sobremesa. A outra opção traz uma entrada extra.

J

Cozinha moderna: os mais variados tipos de equipamentos

Continua após a publicidade

Na lista de receitas que Besse prepara, encontram-se a tartine de queijo de cabra meia cura do amigo Bader, o ovo do galinheiro à la coque (quente e molinho com espinafre, pimenta defumada e farofa de bacon), cassoulet gratinado com linguiça caseira de cordeiro, filé-mignon suíno ao molho de mostarda em grãos de produção própria com risoto de cevada e panacota de capim-santo da. No futuro, promete tirar pizzas do forno a lenha durante o jantar.

+ Vídeo: conheça o novo Tian numa viagem de tuk-tuk

Modular, o espaço pode ser também palco para minicasamentos, eventos corporativos com sala de reunião equipada com tela e projetor, encontros familiares e de confrarias que podem fazer uso da adega para mais de 1.000 garrafas. O espaço pode abrigar também  workshops de cozinha.

Le Saint Christophe
Rua Sítio do Pinheiro, 27, Ressaca, Itapecerica da Serra, tel. (11) 94900-7805 e 96315-0787. Reservas pelo site https://www.lesaintchristophe.com.br.

Continua após a publicidade

Como chegar
É uma pequena viagem e o Le Saint Christophe disponibiliza transporte pelo tel. 5542-4877. Quem optar por ir com o próprio carro, o restaurante localiza-se na saída do quilômetro 289,50 da Rodovia Regis Bittencourt (antes da passarela). A entrada é pela Rua Ferreira Guedes (1 quilômetro de estrada asfaltada e 500 metros de estrada de terra), seguindo à esquerda pela Estrada da Ressaca (800 metros de estrada de terra) até a Rua Sítio do Pinheiro (mais 400 metros estrada pavimentada). Em dias de chuva, é melhor checar as condições das vias direto no restaurante.

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.