Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chef Ana Trajano faz pães sem trigo e prepara centro de estudos

Eles não chegam a ser novidade no couvert do Brasil a Gosto. Aliás, sempre fizeram parte dele. Falo aqui dos pãezinhos de abóbora. A grande mudança é que passaram as ser feitos sem trigo. Levam apenas farinhas brasileiras. Entram na receita repaginada apenas ingredientes como amido de milho, fubá e polvilhos doce e azedo. Têm […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h27 - Publicado em 30 Maio 2012, 01h28

Couvert do Brasil a Gosto: pães sem glutén só com farinhas brasileiras (Foto: Fernando Moraes)

Eles não chegam a ser novidade no couvert do Brasil a Gosto. Aliás, sempre fizeram parte dele. Falo aqui dos pãezinhos de abóbora. A grande mudança é que passaram as ser feitos sem trigo. Levam apenas farinhas brasileiras. Entram na receita repaginada apenas ingredientes como amido de milho, fubá e polvilhos doce e azedo. Têm a vantagem de poder ser consumidos sem risco por portadores da doença celíaca. Também desapareceu do cardápio, que estreou hoje, a broa de milho, substituída por um pão preparado como o mesmo ingrediente.

Para chegar à fórmula definitiva desses acepipes, a chef e dona do Brasil a Gosto, Ana Luiza Trajano, contou com a ajuda de Sofia Cattaccini, da padaria artesanal Diaita, em Santana. “Com o uso do gramixó [uma espécie de açúcar mascavo do Acre], o pão de abóbora ganhou uma doçura que ressalta o sabor do vegetal”, diz Ana Luiza. Para ela, vale prestar a atenção na textura mais rústica, granulada do pão de milho, proporcionada por pedacinhos dos grãos verdes.

Ana Luiza: “Quero montar uma espécie de Casa do Saber da cozinha brasileira em 2013” (Foto: Gladstone Campos)

Por enquanto, os pães continuarão a ser assados da Diaita. “Não temos espaço na cozinha do restaurante”, conta a chef. Esse cenário deve mudar até o próximo ano. Do outro lado da calçada da charmosa ruazinha onde fica o Brasil a Gosto, Ana Luiza é dona do imóvel onde funcionou a extinta trattoria Onorato. É ali que ela pretende montar uma cozinha de apoio para seu restaurante. “Também quero inaugurar uma espécie de Casa do Saber da cozinha brasileira nesse mesmo espaço”, conta a chef que pretende montar salas para cursos e um laboratório de testes para as novas receitas. “Devo concluir o projeto ainda neste ano e a reforma ficará para 2013”, adianta Ana Luiza.

Continua após a publicidade

Receitas

+ Aprenda a fazer o pão de abóbora

+ Aprenda a fazer o pão de milho

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.