Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Carbone, churrascaria com cardápio do chef Carlos Bertolazzi, deve ser aberta em 6 de maio

A churrascaria Carbone está pronta para funcionar. A promessa é abrir as portas em 6 de maio na Rua Cerro Corá, 1556 (tel. 2935-0266), em uma região da cidade de perfil mais residencial. Fica em uma esquina do Alto da Lapa e tem como vizinho de frente o restaurante português Quinta de Santa Maria. Um dos […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 22h08 - Publicado em 26 abr 2014, 11h25
Fachada: tudo pronto para abertura

Fachada: tudo pronto para abertura no dia 6 de maio (Fotos: Carlos Bertolazzi)

A churrascaria Carbone está pronta para funcionar. A promessa é abrir as portas em 6 de maio na Rua Cerro Corá, 1556 (tel. 2935-0266), em uma região da cidade de perfil mais residencial. Fica em uma esquina do Alto da Lapa e tem como vizinho de frente o restaurante português Quinta de Santa Maria.

Um dos proprietários da churrascaria, Leandro Tavares, dono também do bufê infantil Planeta Kids com onze unidades, fez uma parceria com o chef Carlos Bertolazzi, autor do cardápio, e com Paulo Baroni, da rede de trattorias Per Paolo. Especialista em culinária italiana, o cozinheiro elaborou receitas para serem preparadas em um forno espanhol Josper, já que Baroni, seu sócio, tem a representação da empresa ibérica no Brasil. É uma grelha a carvão fechada com porta que pode ser encontrada também em casas paulistanas como o italiano Attimo, do estrelado Jefferson Rueda, e o contemporâneo Maní, de Helena Rizzo, premiada a melhor chef de cozinha do mundo pelo revista inglesa Restaurant, que publica no dia 28 de abril o buxixado raking 50 Best Restaurants.

+ Chef Carlos Bertolazzi ensina como fazer tomates recheados

+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo

+ 50 menus executivos por até 50 reais

+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados

Continua após a publicidade

+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

xxx

Salão para 120 pessoas: dividido em dois pavimentos

Duas semanas atrás começaram os testes para o equipamento importado, que será pilotado pelo titular do Carbone, Claudio Aliperti, com acompanhamento do próprio Bertolazzi e de Diego Sacilloto, chef-executivo do Grupo Barone, dono da marca Per Paolo. “O Diego trabalhou com um Josper no Savoy, do [chef] Gordon Ramsay, em Londres, e ajudou a gente a domar o forno”, explica Bertolazzi. Aliperti, por sua vez, havia sido parceiro de Bertolazzi no Spago, casa italiana que não deu certo e cujo ponto hoje é ocupado pelo Supra di Mauro Maia.

Bertolazzi, Diego Sacilloto (chef Grupo Baroni) e o chef de cozinha Cláudio Aliperti

Bertolazzi, Sacilloto e o chef de cozinha do Carbone, Claudio Aliperti: trio responsável por “domar” e pilotar o forno espanhol (Foto: Leandro Tavares)

O modelo de inspiração para o menu do Carbone foi o do CT Boucherie, sucesso criado pelo chef Claude Troisgros, no Rio de Janeiro. Como em qualquer sistema à la carte, a proposta é pagar pela carne, ave ou frutos do mar escolhido, cada um deles com um preço diferente. Esse valor dá direito a guarnições servidas em sistema de rodízio. Chegam à mesa uma série de acompanhamentos, variações de massas, risotos e vegetais assados.

T-bone steak: uma das opções do cardápio

T-bone steak: uma das onze opções de carne bovina

Continua após a publicidade

Os clientes podem pedir sugestões como o t-bone steak (92 reais), um dos onze tipos de carne bovina, assim como uma versão na grelha de camarão à provençal (110 reais). Opção mais em conta do menu, o hambúrguer sairá por 42 reais e a mais cara (e bota caro nisso), a lagosta na manteiga de erva está cotada a 130 reais. Quem preferir, pode ficar apenas no rodízio de acompanhamentos, a 39 reais. O cardápio completo com preços pode ser conhecido logo abaixo.

A conferir.

Camarão à provençal:

Camarão à provençal: na seleção de pescados

Assista em vídeo os testes dos grelhados pelo chef Claudio Aliperti:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=XTCrxU_okOs?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Conheça o cardápio com preços do Carbone:cardápio do Carbone

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.