Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Bosco apresenta culinária italiana no ponto que pertenceu ao Buttina

Montado pela família Ebone, o restaurante tem inauguração oficial marcada para a quinta (18)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h58 - Publicado em 14 nov 2021, 10h57

Um antigo sobrado da década de 40 que durante 25 anos pertenceu ao Buttina, fechado definitivamente em fevereiro deste ano, tem novo ocupante. É o Bosco, que pertence à família Ebone, também proprietária do bufê Natalia Ebone e da extinta Bello Bello Pizzas.

Ainda em testes, o Bosco teve como primeiro dia de funcionamento a quarta (10), para apenas vinte pessoas. Neste fim de semana, são 40 lugares e já estão todos reservados. A inauguração oficial é quinta (18), como me contou por telefone Felipe Ebone, que é sócio do negócio junto com a irmã, Natália, e a mãe, Salete.

Embora tem pintado as paredes com cores marcantes, os novos donos mantiveram os croquis feitos pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), entre eles o do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, desenhado em 1996. Também continuam por lá as antigas jabuticabeiras do salão dos fundos. A ideia de comer em um jardim permanece.

No cardápio compacto, encontram-se pratos italianos executados por Natalia Ebone. São entradas como os arancini de tomate (31 reais), o tartare com flor de alcaparras e telha de parmesão (48 reais) e o polvo sob azeite de tomilho, echalota e alho confit (56 reais).

“As massas foram desenvolvidas pela minha mãe, que tem trinta anos de experiência no ramo”, diz Felipe. Nesse capítulo do menu, há escolhas como o talharim com calabresa artesanal levemente apimentada, berinjela defumada, ricota de búfala e castanha-de-caju tostada (53,00 reais), o fagottini de cogumelo com queijo de cabra e amêndoa (xx,00 reais) e a flor de alcachofra (53 reais), massa recheada de queijo mascarpone no formato da hortaliça.

Há ainda pizzas de longa fermentação que eram servidas na extinta Bello Bello Pizzas, incorporada do Bosco. Entre as cobertura, a carbonara (R$ 52,00) leva molho de tomate, muçarela de pouca maturação, ovo de gema mole, bacon, raspas de limão-siciliano e pimenta-preta.

Continua após a publicidade

A conferir.

Bosco. Rua João Moura, 976, Pinheiros, tel. 93422-9554 (40 lugares). 18h/23h; sábado das 12h às 23h e domingo das (sáb. sem intervalo a partir das 12h; dom. só almoço 12h/17h; fecha seg. e ter.). @bosco.restaurante

Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Continua após a publicidade

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.