Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bifão cheio de história

Um dos mais tradicionais pratos do Rio de Janeiro, o carioquíssimo filé à oswaldo aranha foi reinterpretado por Bel Coelho, do Dui, há pouco mais de um mês. Em apenas 30 dias no menu, a sugestão ultrapassou os 500 pedidos, nos cálculos indicados pela chef na matéria Um bife com tradição. Não esperem de Bel […]

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 27 Feb 2017, 12h51 - Publicado em 20 Nov 2011, 14h01

Bel: nem de alho meu bisavô gostava (Foto: Fernando Moraes)

Um dos mais tradicionais pratos do Rio de Janeiro, o carioquíssimo filé à oswaldo aranha foi reinterpretado por Bel Coelho, do Dui, há pouco mais de um mês. Em apenas 30 dias no menu, a sugestão ultrapassou os 500 pedidos, nos cálculos indicados pela chef na matéria Um bife com tradição.

Não esperem de Bel a versão clássica da carne ao alho frito surgida na capital fluminense na década de 30. Bisneta de Owaldo Aranha (1894-1960), a cozinheira diz que em família sempre foi sabido que o diplomata e ex-ministro do governo do ex-presidente Getúlio Vargas não gostava de alho. Mas como a versão se popularizou assim, ela tratou de incluir um purê de alho assado. “O purê tem um sabor mais delicado”, diz Bel. “E o grande barato do meu bisavô não era o alho e, sim, pedir para puxar o arroz no molho da carne e misturar com a batata portuguesa quebrada.”

Nem filé-mignon entra no prato revisado e modernizado pela chef. Ela substituiu a carne por fraldinha.

Continua após a publicidade

Oswaldo aranha reinterpretado: purê de alho no lugar do tempero frito e fraldinha para substituir o filé (Foto: Flora Monteiro)

Quem quiser fazer o prato em casa, confere a receita aqui.

Publicidade