Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Basso, filho do chef Emmanuel Bassoleil abrirá a Town Sandwich Co

Filho de peixe, peixinho é? Nem sempre. Mas neste caso a regra se confirma. Falo aqui de Lucas Bassoleil, o Basso (pronuncia-se bassô), filho do chef Emmanuel Bassoleil. Se o pai tem um currículo de dar inveja, que inclui os tempos de cozinha de autor no extinto Roanne e o trabalho exemplar para grande público que vem […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 15h53 - Publicado em 20 jun 2015, 14h37
Fachada da Town Sandwich Co.: quase pronta para a inauguração (Foto: Lucas Bassoleil)

Fachada da Town Sandwich Co: quase pronta para a inauguração (Foto: Lucas Bassoleil)

Filho de peixe, peixinho é? Nem sempre. Mas neste caso a regra se confirma. Falo aqui de Lucas Bassoleil, o Basso (pronuncia-se bassô), filho do chef Emmanuel Bassoleil. Se o pai tem um currículo de dar inveja, que inclui os tempos de cozinha de autor no extinto Roanne e o trabalho exemplar para grande público que vem realizando no Hotel Unique do qual faz parte o restaurante Skye, Basso começa a engatinhar na área. Mas ele segue um caminho diferente e se lança como empreendedor.

+ Cozinha Sob Pressão: entrevista com o campeão Arthur Sauer

Junto com os amigos Dionisios Vossos e Danilo Belfort, Basso, de 25 anos, se prepara para abrir o próprio negócio, que tem ainda a participação de um investidor. É a lanchonete Town Sandwich Co, no Jardim Paulista, prevista para entrar em funcionamento na primeira quinzena de julho.

A fachada da lanchonete

Ainda no projeto: como a lanchonete ficará quando estiver pronta

O interesse do rapaz pela gastronomia é antigo. Vem da época que ainda era criança e acompanhava o pai no Roanne. Sua primeira opção profissional foi a hotelaria. Por isso, se mandou para Canela (RS), onde estudou na Escola Superior de Hotelaria Castelli, considerada, de acordo com ele, uma das melhores do Brasil, senão a melhor no segmento.

Entre os aperfeiçoamentos no exterior, ele passou quatro meses em Paris, onde irmão mais novo, Thomas, estudava na Cordon Bleu para se fazer o aprendizado de chef profissional e que há um ano trabalha com confeiteiro Pierre Hermé, considerado o rei do macaron na França. Nesse período, Bassô passou pela cozinha de bistrôs de bairro. Deu um tempo ainda em Londres, para aperfeiçoar o inglês e, para levantar uma grana, deu expediente na cozinha de dois restaurantes,  o Jamie’s Italian original e também e o Bar  Boulud, de Daniel Boulud, chef francês que reina em Nova York.

Continua após a publicidade

Voltou a São Paulo já com a ideia da Town Sandwich Co na cabeça. “Meu pai quis me ajudar bastante, mas não deixei ele encostar no projeto,” revela. “Até eu conseguir fechar o contrato com o investidor, ele não acreditava que ia conseguir. Por isso, quase não deu palpite.”

Bassô: estreia como dono do próprio negócio (Foto:  Arnaldo Lorençato)

Bassô: estreia como dono do próprio negócio (Foto: Arnaldo Lorençato)

Para por de pé a sanduicheria, o jovem empresário conta que a Town Sandwich Co surge no lugar de uma casa de 1940, que até recentemente abrigava uma loja. “Deixamos apenas as quatro paredes, que foram descacadas para mostrar os tijolinhos originais”, conta.

Dentro um projeto de sustentabilidade, a madeira usada para móveis como balcões e mesas vem das antigas vigas de sustentação, originalmente de peroba-rosa. Completando a decoração, Bassô gosta de enfatizar que haverá obras de “artistas urbanos, os grafiteiros”.

Os preços dos sanduíches devem  variar entre 26 reiais e 30 reais. Três deles, Bassô espera que sejam as atrações. Confira:

Ragu de costela: acompanhado de salada de repolho-roxo, cenoura e hortelã com vinagrete de mostarda de Dijon no pão italiano
Calamari: lula puxada com cebola-roxa, ciboulete, tomate-cereja, páprica e limão-siciliano na companhia de uvas frescas e molho tártaro no pão de leite
Linguiça Espanhola: chistorra com lâmina de pimentão marinado , baby rúcula e molho aïoli na focaccia

Continua após a publicidade

Town Sandwich Co fica na Rua Doutor Melo Alves, 445, Jardim Paulista, tel. 3062-6757.

A conferir.

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

+ Receita: salmão com rabanete e alcachofra, do Eataly
+ Receita: tartare de robalo com creme de ervilha, do Eataly
+ Eataly: um tour em vídeo

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.