Portas fechadas: você tem só até o domingo (15) para comer no Rios

Além do ótimo endereço de cozinha autoral do Tatuapé, que encerra as atividades no fim de semana, o novíssimo Trencadís parou de funcionar em novembro

O desaparecimento de um restaurante é sempre uma notícia triste. Perde o consumidor que não pode mais desfrutar daquele endereço, seja para saborear pratos de sua preferência, para um almoço em família ou para um encontro de negócios e até para um pedido de casamento. Perdem o proprietário que deixa de ter uma fonte de renda e os funcionários que ficam sem essa frente de trabalho. Neste post, falo da morte não de um, mas de dois restaurantes. O Rios, no Tatuapé, serve a última refeição no domingo (15) e o Trencadis, em Pinheiros, encerrou as atividades em 22 de novembro

Nem o fato de o comandante dos fogões do Rios, Rodrigo Aguiar, ter sido premiado com o título de chef revelação de Veja São Paulo Comer & Beber em 2017 ajudou a salvar o restaurante que interrompe as atividades neste fim de semana. Além de um público pouco fiel à culinária moderna que o cozinheiro apresentava no Tatuapé, Aguiar aponta como grande vilão o aluguel do imóvel onde o Rios estava instalado. “Infelizmente, a negociação foi abusiva, o que tornou o projeto inviável financeiramente”, explica. Para piorar, de acordo com ele, a Rua Itapura, onde fica a casa, teve uma valorização grande nesses últimos tempos, o que colaborou para encarecer ainda mais a locação.

“Não vejo o fechamento do Rios como um final e, sim, como um começo pelo que está por vir. Espero ter boas novidades em breve. Sem dúvida, você será um dos primeiros a saber”, me diz o chef e agradece: “Talvez você não saiba o quanto, mas as críticas e prêmios que ganhei da revista realmente mudaram minha carreira”.

O Rios fecha com pouco mais de três anos de atividade. Vem engrossar a lista de restaurantes que passam por um alto índice de mortalidade. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), de cada 100 estabelecimentos abertos nesse setor, 35 encerraram as atividades com apenas dois anos de vida. O Rios ultrapassou essa barreira, mas não por muito tempo. Felizmente, a lanchonete de Aguiar, a Zoe Sandwich Shop, no mesmo bairro, permanece em funcionamento.

Cerqueira: fim da casa em Pinheiros com seis meses funcionamento

Cerqueira: fim da casa em Pinheiros com seis meses funcionamento (Ricardo Dangelo/Veja SP)

No caso do Trencadís, o desaparecimento foi ainda mais precoce. Aberto em maio de 2019, parou de funcionar em 22 novembro. Ou seja, foram apenas seis meses de funcionamento. “A gente entrou em buraco que estava complicado de sair. Trabalhávamos com um capital de giro muito restrito. Optei por fechar momentaneamente, mas talvez seja definitivamente”, diz o proprietário e chef Diego Cerqueira.

A partir de agora, a intenção de Cerqueira é a tentativa de minimizar as perdas e de conversar com pessoas que, eventualmente, estejam interessadas em injetar dinheiro no negócio. “Vamos conversar com algumas pessoas que passaram pelo restaurante para entender o tamanho da dívida e se vale a pena ou vender o ponto ou reestruturar e abrir no ano que vem”, afirma.

Nem a boa localização do Trencadís, no bairro de Pinheiros, nem o bom cardápio do cozinheiro conseguiram salvar ao lugar de desaparecer. Nem mesmo alguns dos pratos mais saborosos, como o joelho de porco desfiado servido com cenoura glaceada e canjiquinha.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.brCaderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s