Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Portas fechadas: você tem só até o domingo (15) para comer no Rios

Além do ótimo endereço de cozinha autoral do Tatuapé, que encerra as atividades no fim de semana, o novíssimo Trencadís parou de funcionar em novembro

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h11 - Publicado em 10 dez 2019, 20h02

O desaparecimento de um restaurante é sempre uma notícia triste. Perde o consumidor que não pode mais desfrutar daquele endereço, seja para saborear pratos de sua preferência, para um almoço em família ou para um encontro de negócios e até para um pedido de casamento. Perdem o proprietário que deixa de ter uma fonte de renda e os funcionários que ficam sem essa frente de trabalho. Neste post, falo da morte não de um, mas de dois restaurantes. O Rios, no Tatuapé, serve a última refeição no domingo (15) e o Trencadis, em Pinheiros, encerrou as atividades em 22 de novembro

Nem o fato de o comandante dos fogões do Rios, Rodrigo Aguiar, ter sido premiado com o título de chef revelação de Veja São Paulo Comer & Beber em 2017 ajudou a salvar o restaurante que interrompe as atividades neste fim de semana. Além de um público pouco fiel à culinária moderna que o cozinheiro apresentava no Tatuapé, Aguiar aponta como grande vilão o aluguel do imóvel onde o Rios estava instalado. “Infelizmente, a negociação foi abusiva, o que tornou o projeto inviável financeiramente”, explica. Para piorar, de acordo com ele, a Rua Itapura, onde fica a casa, teve uma valorização grande nesses últimos tempos, o que colaborou para encarecer ainda mais a locação.

“Não vejo o fechamento do Rios como um final e, sim, como um começo pelo que está por vir. Espero ter boas novidades em breve. Sem dúvida, você será um dos primeiros a saber”, me diz o chef e agradece: “Talvez você não saiba o quanto, mas as críticas e prêmios que ganhei da revista realmente mudaram minha carreira”.

O Rios fecha com pouco mais de três anos de atividade. Vem engrossar a lista de restaurantes que passam por um alto índice de mortalidade. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), de cada 100 estabelecimentos abertos nesse setor, 35 encerraram as atividades com apenas dois anos de vida. O Rios ultrapassou essa barreira, mas não por muito tempo. Felizmente, a lanchonete de Aguiar, a Zoe Sandwich Shop, no mesmo bairro, permanece em funcionamento.

Continua após a publicidade
Cerqueira: fim da casa em Pinheiros com seis meses funcionamento (Ricardo Dangelo/Veja SP)

No caso do Trencadís, o desaparecimento foi ainda mais precoce. Aberto em maio de 2019, parou de funcionar em 22 novembro. Ou seja, foram apenas seis meses de funcionamento. “A gente entrou em buraco que estava complicado de sair. Trabalhávamos com um capital de giro muito restrito. Optei por fechar momentaneamente, mas talvez seja definitivamente”, diz o proprietário e chef Diego Cerqueira.

A partir de agora, a intenção de Cerqueira é a tentativa de minimizar as perdas e de conversar com pessoas que, eventualmente, estejam interessadas em injetar dinheiro no negócio. “Vamos conversar com algumas pessoas que passaram pelo restaurante para entender o tamanho da dívida e se vale a pena ou vender o ponto ou reestruturar e abrir no ano que vem”, afirma.

Continua após a publicidade

Nem a boa localização do Trencadís, no bairro de Pinheiros, nem o bom cardápio do cozinheiro conseguiram salvar ao lugar de desaparecer. Nem mesmo alguns dos pratos mais saborosos, como o joelho de porco desfiado servido com cenoura glaceada e canjiquinha.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.brCaderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

Continua após a publicidade

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.