Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Armanda fecha as portas antes de completar um ano

Aberto oficialmente em 14 de janeiro do ano passado, o Armanda (Alameda Franca, 1368 , Jardim Paulista) fechou em 29 de dezembro. Não chegou a completar um ano. Embora tivesse a interessante proposta de fazer cozinha contemporânea em porções normais e também em tamanho reduzido para que os clientes pudessem saborear um número maior de sugestões, a […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 13h00 - Publicado em 10 jan 2013, 16h00

Armanda, no mesmo lugar onde funcionou a boate SoGo: impressionava pelo belo visual de seus ambientes (Foto: Fulvio Bulgarini d’Elci)

Aberto oficialmente em 14 de janeiro do ano passado, o Armanda (Alameda Franca, 1368 , Jardim Paulista) fechou em 29 de dezembro. Não chegou a completar um ano. Embora tivesse a interessante proposta de fazer cozinha contemporânea em porções normais e também em tamanho reduzido para que os clientes pudessem saborear um número maior de sugestões, a cozinha variava muito de padrão em sua fase inicial. Alguns pratos davam vontade de repetir, outros, de esquecer.

Na última das visitas que fiz ao Armanda, em agosto, os resultados estava bem melhores e mais uniformes. Tanto que inclui o restaurante na edição especial “Comer & Beber”. Lembro-me bem do beiju de tapioca crocante para ser saboreado com costela desfiada livre de gordura, da vieira com ervilha-torta ao molho de iogurte e do carré de cordeiro guarnecido de fettuccine ao molho de hortelã e tomatinhos. Pena que garçons mal treinados tivessem tanta dificuldade em explicar a composição das receitas.

Se a comida demorou a despertar o interesse, o ambiente do restaurante chamava a atenção desde o primeiro momento. O antigo casarão de esquina ganhou fachada de madeira clara e salões com charmoso ar de modernidade no projeto do arquiteto Naoki Otake, o mesmo do Kinoshita, Clos de Tapas e Attimo. Não havia como não notar, por exemplo, a bela adega junto ao bar montado em piso rebaixado.

Continua após a publicidade

Embora não tenham divulgado o valor do investimento, é certo que os proprietários tiveram um vultoso prejuízo. Coisa que poderia ter sido evitada se o foco fosse o essencial em um restaurante: a qualidade da cozinha e não a beleza dos ambientes.

Ambiente do extinto restaurante: charme no salão e resultado irregulares no cardápio (Foto: Anna Paula Castro)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.