Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Aprendiz de pizzaiolo

Parceiro da Etec Santa Ifigênia, centro de ensino técnico dedicado à gastronomia, o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF SP) oferece um curso especial para quem quer se tornar craque em pizzas. As aulas da formação pizzaiolo profissional serão dadas pelo especialista italiano Mario Agostinelli. + Pizzaria A Esperança não é mais a mesma Curiosamente, o pizzaiolo-mestre […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 15h17 - Publicado em 29 fev 2016, 13h09
Com fazer a verdadeira pizza napolitana: teoria e prática (Foto: ©lefotodimarzo)

Com fazer a verdadeira pizza napolitana: teoria e prática (Fotos: ©lefotodimarzo)

Parceiro da Etec Santa Ifigênia, centro de ensino técnico dedicado à gastronomia, o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF SP) oferece um curso especial para quem quer se tornar craque em pizzas. As aulas da formação pizzaiolo profissional serão dadas pelo especialista italiano Mario Agostinelli.

+ Pizzaria A Esperança não é mais a mesma

Mario Agostinelli: especialista responsável pelo treinamento intensivo (Foto: ©lefotodimarzo)

Agostinelli: responsável pelo treinamento intensivo (Fotos: ©lefotodimarzo)

Curiosamente, o pizzaiolo-mestre está ligado à Accademia Pizzaioli, escola com duas décadas de tradição que não fica em Nápoles, mas na cidadezinha de Gruaro, na região do Vêneto.  Mas a promessa é ensinar a verdadeira pizza napolitana, que está tão na moda em São Paulo.

Aulas no ICIF italiano: todo mundo põe a mão na massa

Aulas na Itália: todo mundo põe a mão na massa

Os participantes conhecerão um pouco da origem da pizza e sua bela história. O conteúdo teórico inclui ainda uma aproximação com todos os ingredientes utilizados na massa e sua finalidade: farinha, água, fermento, óleo e sal. Também será possível aprender estrutura da semente de trigo, propriedades da farinha e tipos de fermento.

Continua após a publicidade

+ Meu adeus ao gênio que detestava de ser chamado de gourmet

Para finalizar, será necessário por a mão na massa de verdade e entender importância de termos como estiramento, cobertura e cozimento. Todos os produtos utilizados são italianos e os alunos podem degustar as pizzas produzidas.

O treinamento é intenso com duração de 40 horas/aula e seu preço, salgado. Sai a 1.250 reais, que podem ser pagos em duas parcelas idênticas de 625 reais.

Na segunda semana de março, o curso acontece de segunda (7) a sexta (13), das 9h às 18h.

Curso de pizzaiolo profissional. ICIF SP. Rua General Couto de Magalhães, 145, Santa Ifigênia, tel. 3825-1950.

Caderno de receitas:
+ Pizza do queijeiro, da Bráz
+ Massa de pizza para forno a gás, da Bráz
+ Nhoque de mandioca com rabada, do Zena Caffè
+ Tiramisu original. É  bico!

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

 

Continua após a publicidade
Publicidade