Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Antiquarius paulistano perde o direito ao uso do nome

Um dos endereços gastronômicos mais nobres da cidade não poderá mais usar o nome que o consagrou depois de 22 anos de história na cidade. A partir de hoje, o restaurante Antiquarius, nos Jardins, está proibido de empregar a denominação que pertence ao português Carlos Perico, dono da matriz no Rio de Janeiro.  Filho do […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 13h25 - Publicado em 1 out 2012, 22h25

Filial paulistana: não poderá mais se chamar Antiquarius (Foto: Mauro Holanda)

Um dos endereços gastronômicos mais nobres da cidade não poderá mais usar o nome que o consagrou depois de 22 anos de história na cidade.

A partir de hoje, o restaurante Antiquarius, nos Jardins, está proibido de empregar a denominação que pertence ao português Carlos Perico, dono da matriz no Rio de Janeiro.  Filho do fundador do estabelecimento, localizado no Leblon, e um dos responsáveis pela administração do negócio, António Perico estava insatisfeito com a situação da unidade paulistana, em particular com os constantes boatos de falência que rondavam o estabelecimento.

“É preciso ficar claro que o Antiquarius Rio não está numa situação ruim, nem falindo. Muito pelo contrário. Temos ainda outras marcas – o Antiquarius Grill e o Da Silva – que vão muito bem. O problema é o Antiquarius aí em São Paulo, nas mãos do meu ex-cunhado, Thales Martins”, queixou-se António na conversa que tivemos por telefone. As reclamações não cessaram aí. Perico também afirmou que Martins nunca honrou o contrato que tinham para uso da marca.

Procurei por Martins, que evitou o assunto. “Ainda não há nada definido. Tão logo tenhamos uma posição, todo mundo ficará sabendo”, disse. A resposta veio de Perico que informou o rompimento, resultado de uma notificação extrajudicial de 29 de agosto proibindo o uso do nome pela casa paulistana. Depois de uma reunião realizada no Rio entre advogados das duas partes, na quinta passada, ficou acordado que a proibição passa a vigorar a partir de hoje. Aos menos da parte de Perico.

Continua após a publicidade

+ Leia no Terraço Paulistano de julho os primeiros sinais da grande crise no Antiquarius

Quem ligar para o restaurante, porém, não saberá desse veto. Os funcionários continuam a atender o telefone e fazer reservas no nome de Antiquarius.

O problema de gestão do endereço paulistano não é recente, mas aflorou fortemente agora. Sem se identificar, os funcionários do restaurante contam que havia constantes atrasos de salários, bem como não se efetuavam depósitos de fundo de garantia ou pagamento de tributos, como o INSS. O maior problema residiria justamente no passivo trabalhista, além de débitos com fornecedores.

Para seguir em funcionamento, Martins tentou a venda para um grupo português, sem sucesso. Em agosto, quando o restaurante ficou fechado por uma semana por falta de matérias-primas, o empresário conseguiu se associar ao português Rui Rodrigues, proprietário do restaurante Dom Afonso, em Sorocaba, e de hotéis pelo interior do estado. Rodrigues garantiu coisas essenciais como o abastecimento da cozinha.

Continua após a publicidade

Diante da ação movida por Perico, a situação tornou-se tão dramática que Rodrigues disse para a equipe que sua intenção é mudar-se para outro endereço nos Jardins, caso não consiga acertar as luvas do aluguel do imóvel ocupado pelo restaurante desde a inauguração. Mas, não sabe se será possível. Em qualquer uma das situações, o Antiquarius deixará de existir, mas não por muito tempo. “Pretendo esperar as coisas esfriarem um pouco e voltar a São Paulo no ano que vem. A capital paulista é uma praça que nos interessa muito”, avisa António Perico.

É triste ver definhar assim um restaurante de qualidade excepcional, um modelo para outros lusos na cidade. Foi sua excelência em anos anteriores que motivou o aparecimento de portugueses de primeira. São crias do Antiquarius abertas por alguns de seus ex-funcionários o A bela Sintra, eleito por VEJA SÃO PAULO o melhor de sua categoria na cidade, assim como o Bacalhoeiro, que tem um ex-cozinheiro como titular do fogão, e a Tasca do Zé e da Maria. A casa da Alameda Lorena deve desaparecer em um desfecho sem glórias.

Carlos Perico com o filho António: insafistação com os boatos de falência (Foto: Sergio Pagano)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.