Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Alma Cozinha agora é só Alma

O chef Ivan Achcar promoveu uma mudança geral no seu já peculiar Alma —  sim, o restaurante acaba de perder o sufixo Cozinha do nome. O lugar está também com um novo horário de funcionamento: abre só de quinta a sábado para o jantar e aos sábados e domingos para o almoço. Ou seja, funciona apenas quatro […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 15h36 - Publicado em 16 jul 2015, 17h00
Nhoque de mandioquinha crocante com frango caipira desfiado: uma das únias sugestões fixas do restaurante (Foto: Mario Rodrigues)

Nhoque de mandioquinha crocante com frango caipira desfiado: uma das únias sugestões fixas do Alma (Foto: Mario Rodrigues)

O chef Ivan Achcar promoveu uma mudança geral no seu já peculiar Alma —  sim, o restaurante acaba de perder o sufixo Cozinha do nome. O lugar está também com um novo horário de funcionamento: abre só de quinta a sábado para o jantar e aos sábados e domingos para o almoço. Ou seja, funciona apenas quatro vezes por semana.

+ Polêmica do foie gras: chefs comentam a proibição

Nascido como um “inferninho gastronômico”, o Alma depende agora exclusivamente de seu criador. Por isso, atende o público apenas quando Achcar está no fogão. Ou quase, já que na quase integralidade do tempo, ele encontra-se por lá. Também foi abolido o cardápio. Os pratos serão sempre uma surpresa para quem decidir comer no Alma. O chef acredita que dessa forma pode controlar melhor os custos de cozinha, acompanhar de perto a qualidade e, ao mesmo, evitar desperdícios. “Trabalho apenas os ingredientes frescos que estiverem disponíveis no mercado”, avisa. “Toda semana compro as coisas e mando ver.”

Achcar: "Fico na cozinha e trabalho apenas os ingredientes frescos " (Foto: Wellington Nemeth)

Achcar: “Fico na cozinha e trabalho apenas os ingredientes frescos ” (Foto: Wellington Nemeth)

Continua após a publicidade

Também contará muito o que Achcar conseguir comprar em suas viagens pelo Brasil. Depois de uma recente visita ao Pará, entre em cartaz por alguns dias e poucas porções o arroz de pato com tucupi e azeite de chicória. Preparou também brigadeiro com chocolate da Ilha do Combu. São sugestões sem data de volta. Ou seja, quem provou, provou, e ninguém mais.

+Erick Jacquin é autor do menu do novo Le Bife

Só continua fixos os favoritos da clientela, como o nhoque frito de mandioquinha ao molho de frango caipira desfiado e o cordeiro assado com cuscuz marroquino ou de milho. Assado que nada. Achcar está fazendo na panela.

Novidades a conferir no Alma.

Continua após a publicidade
Ambiente do Alma: arrumadinho a para este flash (Foto: Marcelo Ferreira)

Ambiente do Alma: todo arrumadinho a para este flash (Foto: Marcelo Ferreira)

Leia também:

+ Receita: feijoada do Esquina Mocotó
+ Receita: cheesecake de Nutella
+ Eataly: um tour em vídeo
+ Cozinha Sob Pressão: entrevista com o campeão Arthur Sauer

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.