Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Alex Atala é tema de um dos episódios da nova temporada de Chef’s Table, na Netflix

A projeção internacional de Alex Atala parecer não ter limites. Como já disse algumas vezes, nunca um cozinheiro brasileiro teve um alcance planetário como ele. Em sua carreira no exterior, Atala foi pioneiro em muitas coisas: a lecionar no liceu parisiense Le Cordon Bleu em 1998, a proferir uma conferência no fórum de gastronomia espanhol Madrid Fusión […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 11h42 - Publicado em 27 Maio 2016, 21h42
Atala em ação no Chef's Table: nova janela para o mundo (Foto: divulgação)

Atala em ação no Chef’s Table: nova janela para o mundo (Fotos: divulgação)

A projeção internacional de Alex Atala parecer não ter limites. Como já disse algumas vezes, nunca um cozinheiro brasileiro teve um alcance planetário como ele. Em sua carreira no exterior, Atala foi pioneiro em muitas coisas: a lecionar no liceu parisiense Le Cordon Bleu em 1998, a proferir uma conferência no fórum de gastronomia espanhol Madrid Fusión em 2005, a ter seu restaurante D.O.M. entre os dez melhores do mundo no ranking 50 Best da revista inglesa Restaurant por vários anos, além de ser o chef e proprietário da única casa brasileira a ter duas estrelas no Guia Michelin, o mesmo D.O.M., além de uma pelo Dalva e Dito. A partir de hoje, carreira do chef está nas telas da TV numa produção da Netflix. Ele é o primeiro brasileiro a ser tornar uma das estrelas da série Chef’s Table, que chega ao segundo ano.

+ 6 dicas de Atala para churrasco

Para os assinantes da provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, é possível conhecer um pouco mais da intimidade e do pensamento gastronômico de Atala no episódio de 51 minutos, mesmo tempo, em méida, dedicado a outros cinco chefs que completam a temporada. Além do chef paulistano, serão apresentados programas com  Ana Ros, do Hiša Franko, na minúscula Kobarid, na Eslovênia, nos Estados Unidos, Enrique Olvera, do Pujol, na Cidade do México, no México, Gaggan Anand, do Gaggan, em Bangcoc, na Tailândia, da francesa Dominique Crenn, do Atelier Crenn, em São Francisco, e do americano Grant Achatz, do Alinea, em Chicago, os dois últimos nos Estados Unidos.

Receita brasileira: detalhes de uma das criações do chef

Receita brasileira: detalhes de uma das criações do chef

Essa nova janela para o mundo, da qual participaram na temporada anterior nomes como o argentino Francis Mallmann e o italiano Massimo Bottura, tem direção geral de David Gelb, cineasta que se projetou no meio culinário com o documentário Jiro Dreams of Sushi, sobre o itamae Jiro Ono, que tem um minúsculo e renomado sushi-yá em uma estação de metrô de Tóquio.

Continua após a publicidade

+ Minha avaliação do Açougue Central

Construção de uma estética culinária: auxílio de pinças

Construção de uma estética culinária: auxílio de pinças

Em cena, Atala mostra como funciona a cozinha do D.O.M., segue em viagem pela Amazônia para apresentar as formigas com sabor de capim-santo e um pouco da cultura indígena, visita pequenos produtores no Vale do Paraíba, sai para pescar no litoral paulista, uma de sua paixões… Dos cerca de vinte dias de gravação, o chef só queixa que de não terem sido utilizadas algumas cenas que julga importante, entre elas a apresentação de Geovane Carneiro, seu braço-direito no D.O.M., assim como o restante da equipe que faz do restaurante ser reconhecido no mundo todo.

Nesse caso, vale a máxima: filmar é editar.

Assista ao trailer de Chef’s Table:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=C7SNSWEV708?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Continua após a publicidade
Publicidade