Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Alex Atala e Rodrigo Oliveira na revista Time e no diário The New York Times

Atala: um dos deuses da comida de acordo com a revista Time (Foto: Mario Rodrigues) Dois chefs brasileiros são temas das duas mais influentes publicações dos Estados Unidos (e, consequentemente, do mundo) nesta semana. Alex Atala ilustra a capa da revista Time e seu colega Rodrigo Oliveira aparece em uma reportagem do diário The New York Times. Atala […]

Por Arnaldo Lorençato
Atualizado em 26 fev 2017, 23h37 - Publicado em 9 nov 2013, 15h57

Atala: um dos deuses da comida de acordo com a revista Time (Foto: Mario Rodrigues)

Atala: um dos deuses da comida de acordo com a revista Time (Foto: Mario Rodrigues)

Dois chefs brasileiros são temas das duas mais influentes publicações dos Estados Unidos (e, consequentemente, do mundo) nesta semana. Alex Atala ilustra a capa da revista Time e seu colega Rodrigo Oliveira aparece em uma reportagem do diário The New York Times.

Atala está na capa da maior revista semanal do planeta

Não na versão americana, mas na edição distribuída para o restante do mundo – na divisão da própria revista: Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico Sul – o paulistano Atala aparece ao lado do americano de origem coreana David Chang e do dinamarquês René Redzepi. São tratados como “Os deuses da comida” na reportagem de 26 páginas que li no iPad. Além do trio, outras dez personalidades ligadas à gastronomia no mundo são perfiladas. Entre elas, está Albert Adrià, irmão de Ferran Adrià, chef espanhol de vanguarda que revolucionou a cozinha do mundo e que tive a oportunidade de entrevistar mais uma vez nesta semana, agora ao compor a bancada do Roda Vida, a convite de Augusto Nunes (o programa ainda está sendo legendado e não tem data definida para a exibição. Assim que souber, aviso aqui no blog).

Time_alex_atala_rene_redzepe_david_chang_arnaldo_lorencato (1)

O artigo da Time, assinado por Howard Chua-Eoan, intitulado “Os caras da comida” e dedicado ao chef paulistano e seus amigos Chang e Redzepi, enaltece as qualidades em comum do trio como ser exigente, inovador, divertido e carismático, posturas capazes de “mudar a imagem do chef de um esteta distante para um ‘brother’ sem firulas” (livre tradução minha, ok?).

Continua após a publicidade

E não falta bom humor na definição de Chua-Eoan para o brasileiro: “Atala, que dirige o D.O.M. em São Paulo, tem tatuagens o suficiente para decorar a cozinha Sistina”, em uma referência à capela mais famosa do mundo e que atrai milhões de turistas por ano ao Vaticano.

Rodrigo_Oliveira_Esquina_Mocoto_Arnaldo_Lorencato

Oliveira: no comando de dois restaurantes da Zona Norte que fizeram a cabeça e couberam na carteira do jornalista Seth Kugel, do diário The New York Times (Foto: Lucas Lima)

Tempos atrás, um dos jornalistas mais talentosos que conheço disparou um e-mail sabe Deus de onde. É Seth Kugel, nova-iorquino que está sempre rodando o mundo, já que é responsável pela seção “Frugal Traveler”, divertido e democrático diário de viagem do jornal The New York Times para quem não tem grana, mas não deixa de por o pé na estrada.

Seth queria saber sobre restaurantes bons e baratos na Zona Norte (que bom que até para o NYT São Paulo não é só Jardins-Itaim-Pinheiros-Vila Madalena). Nem precisei indicar o Mocotó e o Esquina Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, que Seth já conhecia. Ainda que no texto, ele diga que já não é tão baratinho assim comer no Mocotó, ele reconhece ainda dá para fechar a conta com menos de cinquentinha. Um alívio para a carteira em uma cidade cara como São Paulo.

Continua após a publicidade

+ Leia sobre o Mocotó e o Esquina Mocotó no New York Times

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.