Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

A despedida do Vinheria Percussi

Com 36 anos de história, o endereço italiano com quatro-estrelas COMER & BEBER serve o último almoço em 31 de dezembro. Entenda o motivo

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h04 - Publicado em 2 dez 2021, 12h30

É uma despedida, daquelas que vai deixar muita em gente triste. O restaurante que fecha as portas desta vez é o Vinheria Percussi. O que levou os irmãos Percussi — Silvia, a mestra na cozinha, e Lamberto, o anfitrião na linha de frente e responsável pelos vinhos — a tomarem essa decisão não foram os efeitos provocados pelas necessárias restrições sanitárias na pandemia, ainda que, sem dúvida, os problemas decorrentes da Covid-19 ajudaram nessa escolha da dupla. O que faz a Vinheria Percussi a desaparecer é a venda do imóvel próprio que ocupava desde novembro de 1988. Aquele pedaço de Pinheiros está passando por uma verticalização que avança a passos largos.

O Vinheria Percussi funciona somente até o almoço de 31 de dezembro. Se você é fã do serviço acolhedor e da culinária impecável, precisa aparecer para relembrar uma delicinha de entrada com o nome de polenta pasticciata al funghi. Sabe, daquelas bem cremosas e com queijo na medida, regada por ragu de tomate e cogumelos, estes tratados como substitutos da carne. Ou uma das glórias da culinária de Roma feita com competência: o tonnarelli al cacio e pepe, ou seja, massa ao molho de queijo pecorino com a adição nada tímida de pimenta-do-reino. Ainda não conhece?

É a chance também de provar o ossobuco bovino com risoto à milanesa, além de um combo de docinhos nada italianos, o latte & caffè, um duo de pudim de leite, bem sedoso, e o francês creme brûlé de café. Aliás, uma sobremesa nada italiana.

Salão de restaurante com mesa com toalhas brancas
O agradável salão: últimos dias na Rua Cônego Eugênio Leite (Ligia Skowronski/Veja SP)

Que fique claro: depois da virada de ano, o Vinheria Percussi não vai desaparecer, mas volta em outro formato e com novo nome. Conversei longamente com Lamberto Percussi nesta semana. No início do papo, ele estava com a Silvia, que precisou sair.

Continua após a publicidade

“Arnaldo, estamos numa fase estranha”, disparou o restaurateur. “Por um lado, essa mudança é linda, mas é um tanto assustadora.” Compreensível. Depois de quase quatro décadas, uma mudança radical como essa assusta. Tudo começou em abril deste ano, quando a pandemia estava em mais um momento áspero. “Incorporadores chegaram na gente e fizeram uma proposta boa.”

Foi um momento de grande reflexão. “Achamos que, depois de 36 anos e meio de caminhada, a Vinheria poderia passar por uma renovação e ficar um pouco mais despojada. Poderíamos dar mais foco no wine bar do que na comida.” Fundador da casa, o pai de Lamberto e Silvia, seu Luciano, hoje com 95 anos, aprovou a ideia.

vinheria_menu_polenta_pasticciata_johnny_alta_v.jpeg
Polenta servida ao molho de cogumelos: um dos clássicos da casa (Tadeu Brunelli/Veja SP)

Logo depois do fechamento no último dia de 2021, o restaurante italiano quatro-estrelas das cinco máximas pelo guia anual COMER & BEBER, vai continuar chegando à casa do cliente por uma nova marca. “Pensamos em Percussi Casa Tua”, adianta o empresário, que neste momento faz a escolha dos nomes com um escritório de branding. “Vamos continuar com os clássicos da Vinheria só por delivery.”

Continua após a publicidade

Será uma dark kitchen. Lamberto está em tratativas para alugar um espaço de 46 metros quadrados numa unidade da Smart Kitchen, conjunto de cozinhas montadas somente para entregas que está sendo montada na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros. “Não será um investimento alto porque vou levar parte dos equipamentos que temos aqui”, contabiliza.

Já tem endereço o novo Vinheria Percussi, ainda sem nome definido, mas com o mesmo sobrenome – “vamos manter a assinatura”, enfatiza Lamberto. “Alugamos um ponto na Rua Bianchi Bertoldi, 109, onde era um restaurante de almoço, Raspatacho”. Será algo como uma “enoteca con cucina”, na definição dos irmãos, algo como um bar de vinhos com cozinha caseira, a cucina casalinga tão amada pelos italianos.

Como ele e Silvia chegaram a esse ponto numa via de uma quadra paralela à Avenida Brigadeiro Faria Lima, entre as ruas dos Pinheiros e Henrique Monteiro? Primeiro, por gostarem de lugares mais distantes dos holofotes, coisa que acontece hoje com a Rua Ferreira de Araújo, que virou point em Pinheiros. Segundo, porque se trata de uma casa ilhada entre dois edifícios e com um baixíssimo potencial de interessar à indústria da construção. “Alugamos por cinco anos”, comemora.

O novo endereço, muito mais informal e sem o serviço de mesa, não terá um salão fechado como o atual. “Não podemos ter um lugar tão para dentro como é aqui”, num dos muitos spoilers que vai dando. Ou seja, pode-se aguardar por área externa, uma varanda com mesas. Se o delivery fica pronto nos primeiros meses de 2022, o restaurante só deve ser inaugurado no segundo semestre do ano que vem.

Continua após a publicidade

De olho no cofrinho, Lamberto ainda não consegue calcular qual será o investimento, mas pode passar de 2 milhões de reais. “Vamos manter apenas as grossas paredes. O resto vai tudo para o chão. Precisaremos refazer telhado, hidráulica, elétrica…”, vai enumerando. “Vai ser um trampo lá e não será rápido.”

O estabelecimento será menor que o antecessor. Dos 500 metros quadrados de área construída num terreno de 400 metros quadrados atuais, ocupará um imóvel com menos da metade desse tamanho. Serão 200 metros construídos num terreno de 300 metros quadrados. Também nesse espaço mais compacto, Lamberto acredita que o restaurante manterá sua característica original: “Será um lugar de destino”. Vida longa ao novo Percussi e com a qualidade de sempre.

Vinheria Percussi
Rua Cônego Eugênio Leite, 523, Pinheiros, tel. 3088-4920.

Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Continua após a publicidade

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.