Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

A campeã do MasterChef Elisa Fernandes lança livro

Sumida desde o fim da primeira edição do MasterChef em 16 de dezembro, a campeã Elisa Fernandes não casou, nem plantou uma árvore, mas escreveu um livro. Os fãs da bela cozinheira amadora poderão conhecer as receitas que ela reuniu em  MasterChef Brasil — As receitas de Elisa Fernandes e autografou na Livraria da Vila, dos Jardins, na […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h39 - Publicado em 12 Maio 2015, 23h25
Elisa_Masterchef_06

A campeã: autógrafo e viagem para a França

Sumida desde o fim da primeira edição do MasterChef em 16 de dezembro, a campeã Elisa Fernandes não casou, nem plantou uma árvore, mas escreveu um livro. Os fãs da bela cozinheira amadora poderão conhecer as receitas que ela reuniu em  MasterChef Brasil — As receitas de Elisa Fernandes e autografou na Livraria da Vila, dos Jardins, na noite do dia 12 (ontem).

+ Ana Paula Padrão conta detalhes sobre o próximo MasterChef

Durante os episódios do programa, quanto mais eu tentava falar com Elisa, mais ela fugiu de mim. Isso só aumentava a minha certeza de que ela era uma das finalistas, já que o programa estava gravado e faltavam apenas os 30 minutos finais que seriam ao vivo, com o anúncio do vencedor.

Continua após a publicidade

Ontem, finalmente, consegui conversar com ela, que começou dizendo que a vida estava bem corrida. Deu para perceber, já que em parte do nosso papo ela estava dentro de um carro, vindo de Ribeirão Preto, a cidade de seus pais.

+ Passeio pelo Eataly em fotos inéditas

O livro, que já chegou às lojas pela Editora Planeta, foi escrito em menos um mês, do anúncio da vitória ao dia 10 de janeiro. “Nesta edição, quem estiver chegando à final precisa ir separando receitas para não passar o sufoco que eu passei”, aconselha a neocozinheira, também premiada com 150 mil reais.

Continua após a publicidade

Tanto que, além dos próprios pratos, ela tomou alguns outros emprestados de familiares e amigos. A farofa da vó Amália, o brownie da chef Carol Perez, o gengibre da tia Rita… Até a amiga e concorrente Helena Manosso entrou na dança, ops!, nas páginas com sua moqueca, famosa durante programa. “A Helena foi uma figura muito importante para mim. Quis homenageá-la porque a moqueca é muito boa. Continuamos muito amigas”, diz.

Elisa conta que quem a salvou na produção do livro não foi uma pessoa, mas a equipe Noz-Moscada. “Não tinha ideia de como padronizar uma receita”, lembra. O livro, que traz 50 preparações, custa 39,90 reais.

Mas a vida de Elisa não é só o livro. Ela conta que visitou muitos restaurantes da capital, em alguns deles como convidada. “Mas fui à maioria por conta própria”, enfatiza. “Pirei no Maní. Meus favoritos são o Attimo e o Chou. O Chou é the best. Queria fazer um restaurante com aquela pegada”. Só não visitou o  D.O.M. “Antes não tinha 500 paus para provar o menu degustação. Mas agora, qualquer hora, vou lá.”

Continua após a publicidade

Além disso, a campeã do reality pegou no batente para engordar o pé de meia. Depois de um estágio no Epice, de Alberto Landgraf, ela dedicou-se ao mundo dos eventos. Chegou a cozinhar até no fórum de empresários em Comandatuba (BA). “Fui convidada pelo João Doria [dono do evento] e cozinhei para 400 pessoas”, diz. Trabalhou com os chefs Bel Coelho e o Thiago Castanho nessa oportunidade. Também conheceu empresários de renome, fez contatos.

Por no ar ainda posts patrocinados no Instragram, entre eles o da escola de francês que está fazendo em Campinas e assim se preparando para chegar afiada para o curso no Le Cordon Bleu de Paris, parte do prêmio. Teve a oportunidade de preparar duas sobremesas para um jantar com menu de Erick Jacquin no restaurante Belle Epoque, em Manaus.

Outra dessas imagens com patrocínio foi para o restaurante Eat na Vila Olímpia, onde dará um workshop com suas receitas no dia, depois de amanhã. O curso custa 250 reais e dura três horas. “As pessoas procuram muito o porco que me levou à vitória no programa.”

Continua após a publicidade

Sobre a viagem à França, Elisa está cheia de planos. “Levantei uns 50 mil reais com esses trabalhos que fiz até agora. Poderei ir a todos os restaurantes que quiser.”

Três receitas do livro de Elisa Fernandes consideradas suas favoritas:

+ Tomate confit

+ Ravióli recheado de abóbora com presunto cru

+ Filé mignon de porco com purê de abóbora e farofa de pão

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.