Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Mercado Municipal da Lapa celebra 64 anos com atividades gratuitas

Palestras sobre alimentação, food truck e apresentação de coral da USP estão na programação

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h00 - Publicado em 23 ago 2018, 20h22

Embora tenha 4 840 metros quadrados, o Mercado Municipal da Lapa, está longe de ter a suntuosidade do Mercado da Cantareira, o famoso Mercadão. Mas o centro de abastecimento, cujo nome oficial é Rinaldo Rivetti e preenche a despensa de famílias da Zona Oste, tem grande importância histórica. O prédio, desenhado pelo arquiteto e engenheiro italiano José Vicente Vicari e inaugurado no dia 24 de agosto de 1954, é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) desde 2009. Os 64 anos do segundo maior mercado de hortifrútis da capital celebra a data com eventos gratuitos até o sábado (25). 

“As atividades são para fortalecer o espaço do Mercado da Lapa como polo cultural e de abastecimento de São Paulo”, afirma Rafael Saragiotto, gestor do Mercado Municipal, sobre a programação, que conta com um trio de debates sobre alimentação e saúde encabeçados pela nutricionista Fernanda Katsuragi. Nesta sexta (24), entre 13h e 14h, o tema escolhido é orientação à população para a melhoria da qualidade de vida e saúde.

Ainda na sexta (24), os fãs de música lírica poderão curtir a partir das 16h a apresentação do tenor Carlos Mader e do maestro e pianista Gustavo Petri, que interpretam clássicos de ópera e canções napolitanas. Ainda nesse dia, às 17h, quinze bolos com vinte quilos cada serão cortados para marcar a data histórica.

Diversidade de produtos: mercadão da Lapa ajuda a abastecer a Zona Oeste (Divulgação/Divulgação)

Para quem se interessa em cultivar ervas e outras plantas em casa, uma programação de oficinas diárias ensinará a plantar mini-hortas em garrafas PET, além de presentear os participantes como mudas e compostos orgânicos para incentivar o aprendizado.

Continua após a publicidade

Também será possível aprender a fazer comidinhas saudáveis, como quiches tradicionais e vegetarianas, em cursos para no máximo trinta pessoas. Os interessados devem se inscrever no guichê de informações do entreposto.

Sempre das 11h às 18h, uma galinhada é vendida a 10 reais em um food truck comandado pelo chef Alex Caputo. Cabe ao Coral da USP encerrar as atividades com uma apresentação no dia 25, às 16h, cantando Águas de Março, de Tom Jobim, entre outras músicas brasileiras.

Mercado Municipal da Lapa 
Rua Herbart, 47, Lapa
Até 25 de agosto

Com reportagem de Gabriela Santos

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.