Imagem Blog

Raquel Salvadori - Na Academia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dicas da personal trainer Raquel Salvadori sobre fitness e exercícios físicos para uma vida mais saudável tags: academia, raquel salvadori, personal trainer, exercícios físicos
Continua após publicidade

Churrasco com futebol pode ser risco para os atletas de fim de semana

A correria do dia a dia acaba obrigando muita gente a se tornar o famoso “atleta de fim de semana”. Se esse for o seu caso não se preocupe, pois apesar de não ser a melhor opção, nos dias de hoje já é considerado melhor pouca atividade física do que nenhuma, desde que feita com moderação […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 27 fev 2017, 00h25 - Publicado em 30 ago 2013, 13h38

O Parque Villa Lobos é uma boa opção para se exercitar no fim de semana. Crédito: Divulgação

A correria do dia a dia acaba obrigando muita gente a se tornar o famoso “atleta de fim de semana”. Se esse for o seu caso não se preocupe, pois apesar de não ser a melhor opção, nos dias de hoje já é considerado melhor pouca atividade física do que nenhuma, desde que feita com moderação e com orientação de um profissional, claro.

Praticar atividade física aos sábados e domingos tem contribuído para diminuir o quadro do sedentarismo e vale lembrar que 80% da população esta classificada como tal.

Então, para praticar esportes somente nos fins de semana, a orientação é fazer atividades leves e moderadas, sem exageros. Uma caminhada, andar de bicicleta na ciclofaixa do domingão (veja as melhores rotas aqui) ou fazer algum esporte nas quadras dos parques da cidade são excelentes opções nesse caso.

O perigo mora nos exageros. Muita gente acaba atingindo os extremos, principalmente aqueles que são sedentários e ficam sem fazer nada durante seis meses, por exemplo, e em um dia acordam e resolvem praticar tudo, em um tempo enorme, com uma atividade de extremo esforço, buscando recuperar o tempo perdido de uma só vez.

Agora, quem já pratica atividades todos os sábados e domingos religiosamente, pode ficar tranquilo, pois não é prejudicial. Aliás, para quem já segue essa linha há mais de três meses e quer se aventurar em uma pequena maratona de rua, nada impede de procurar uma orientação com um profissional da área e montar um plano para iniciação em corrida. Aproveite!

Continua após a publicidade

Churrasco

Os rapazes adeptos dos famosos churrascos e futebol com os amigos, regados a cerveja e outras bebidas, devem ficar ligados. O dia do futebol deve ser um e o do churrasco outro para evitar exageros, lesões e até mesmo um quadro pior de problemas cardíacos ou até um “mal súbito” – que pode gerar tontura e desmaios. 

A mistura de gordura, alcool e açúcar aumenta o colesterol e desequilibra a taxa de glicose no sangue. E repetir esse processo é péssimo para a saúde. Portanto, essa prática deve ser abolida, desculpem meninos!

Confira algumas dicas bacanas para se exercitar nos fins de semana:

– aqueça sempre por uns 10 minutos com uma caminhada leve;

Continua após a publicidade

– comece sempre com um ritmo mais leve e vá progredindo durante o treino;

– use calçados e roupas adequadas;

– se for andar de bicicleta nao esqueça dos equipamentos de segurança (capacete);

– leve uma garrafinha de água para se hidratar durante a atividade.

Aproveitem o fim de semana para mexer o corpo e aliviar a mente!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.