Imagem Blog

20 e Poucos Anos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Um blog sobre os interesses da geração Z escrito por Camila Pusiol, Gabriela Santos e Guilherme Queiroz.
Continua após publicidade

Página do Facebook incentiva a união de mulheres por segurança nas ruas

Sabe o medo que você sente quando caminha sozinha à noite? Um projeto criado por três jovens promete acabar com esse problema (ou, ao menos, amenizar). A solução encontrada por elas é bem simples: unir mulheres que precisam circular pela cidade. E a ideia faz bastante sentido – ao invés de andarmos assustadas e desacompanhadas, […]

Por Alessandra Freitas
Atualizado em 26 fev 2017, 15h09 - Publicado em 12 ago 2015, 21h52

vamos juntas

Sabe o medo que você sente quando caminha sozinha à noite? Um projeto criado por três jovens promete acabar com esse problema (ou, ao menos, amenizar). A solução encontrada por elas é bem simples: unir mulheres que precisam circular pela cidade. E a ideia faz bastante sentido – ao invés de andarmos assustadas e desacompanhadas, por que não Vamos Juntas?

+ Facebook altera ícones como símbolo da valorização da mulher

“Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher”, afirma o primeiro post da iniciativa. E, com certeza, todas as mulheres podem compartilhar dessa sensação (inclusive eu). 

Continua após a publicidade

O projeto foi criado no dia 30 de julho pela jornalista Bárbara Souza (conhecida como Babi), a designer Vika Schmitz e a social media Stephanie Evaldt. Em poucos dias, a página no Facebook já foi curtida por mais de 83 000 pessoas de setenta cidades. E as meninas de São Paulo estão marcando presença – a capital é a cidade com o maior número de participantes até o momento: 10 272. :)

+ Jovem de 26 corre maratona menstruada e sem absorvente para conscientizar mulheres

A ideia surgiu após Babi passar por uma situação em que desejou poder ter uma companhia durante o trajeto que estava percorrendo. “Um dia, eu estava caminhando sozinha à noite, com muito medo. Quando eu vi uma outra mulher logo pensei: não seria ótimo se nós estivéssemos indo para o mesmo lugar?”, conta.

Continua após a publicidade

A partir disso, elas começaram a reunir relatos de mulheres que acabaram se ajudando em situações de insegurança. As histórias são enviadas pelo Facebook ao perfil do projeto, onde depois são publicadas pelas coordenadoras. Por dia, a jornalista conta que chegam a receber oitenta mensagens.

+ Trinta provas de que a moda dos anos 90 está de volta

Para a moda pegar, as meninas estão usando e abusando do conceito de sororidade, que significa a “união entre mulheres que se reconhecem irmãs, formando um grupo político e ético na luta pelo feminismo contemporâneo”.

Ou seja: ao divulgar casos de auxílio mútuo, a página conscientiza outras mulheres sobre a importância de poder contar uma com a outra <3 (e ainda tem gente que diz que feminismo não serve pra nada!)

E mais: Babi conta que recebe mensagens de homens apoiando o projeto. “Eles afirmam que têm mães, irmãs, amigas e namoradas e que se preocupam quando elas andam sozinhas à noite “.

Continua após a publicidade

+ Livros interativos, que fazem sucesso entre os jovens, são opção para estimular a criatividade e aliviar o stress

+ Jovem de 26 anos diagnosticada com câncer de mama faz sucesso no Facebook com alerta contra a doença

O próximo passo é combinar encontros reais e seguros entre mulheres que percorrem o mesmo caminho para casa ou para o trabalho.  E eu não poderia concordar mais: sempre que me vejo em uma situação como essa e vejo que tem outra mulher caminhando comigo, é inevitável me sentir um pouco mais segura.

E aí, gostou da iniciativa? Você já passou por uma situação em que a presença de outra mulher te passou mais segurança? Conte para a gente nos comentários!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.