Made by… Feito por Brasileiros

VejaSP
starsstarsstarsstarsstars

Resenha por Laura Ming

Após ser interditado pela Vigilância Sanitária e ficar fechado por vinte anos, o antigo Hospital Matarazzo, na Bela Vista, abriga uma das mostras mais bacanas da cidade. A montagem custou 15 milhões de reais e foi organizada pelo grupo Allard, que comprou o complexo e planeja transformá-lo em um hotel de luxo. Tem seu quê de marketing, é verdade, sobretudo por divulgar indiretamente o novo empreendimento. Mas o resultado do conjunto revela-se muito bom. Foram selecionados 100 artistas para produzir peças exclusivas que dialogassem com a história do edifício. A construção de estilo florentino do início do século passado tem 27 000 metros quadrados e é tombada pelo patrimônio histórico. Seu aspecto abandonado deixa a visita ainda mais fascinante. Na instalação Proposta, de Cinthia Marcelle, por exemplo, caminha-se sobre a poeira que se “teria” acumulado por duas décadas. Rodrigo Bueno retratou, em A Triangulação da Dualidade, uma cena bíblica com esculturas encontradas nos jardins do lugar. Em cada canto do hospital há obras de arte. Quase todas elas devem ser destruídas quando a exibição terminar. Algumas, como Valquíria Matarazzo, criada pela badalada artista portuguesa Joana Vasconcelos para ocupar toda a capela, serão incorporadas ao projeto.

Controvérsia: alguns artistas se recusaram a participar porque a exposição está associada ao lançamento de um projeto imobiliário.

+ Confira dez motivos para conferir essa mostra

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s