Clique e assine por apenas 6,90/mês

Lina Bo Bardi Designer: o Mobiliário dos Tempos Pioneiros

VejaSP:

Resenha por Laura Ming

Antes de projetar alguns dos prédios mais famosos de São Paulo, entre eles o Masp e o Sesc Pompeia, a arquiteta italiana Lina Bo Bardi (1914-1992) foi responsável por introduzir linhas modernas nos móveis das casas paulistanas. Ao lado do conterrâneo Giancarlo Palanti, fundou em 1948 o Studio Palma, que durou três anos e de onde saíram poltronas, escrivaninhas e cadeiras com elementos bem brasileiros, como redes indígenas e couro nordestino. Lina Bo Bardi Designer: o Mobiliário dos Tempos Pioneiros reúne alguns desses objetos — sobreviventes das pequenas edições que não chegavam a duas dezenas de unidades produzidas. Na mostra estão os móveis desenhados para a Casa de Vidro, além de baús e armários antigos trazidos da Europa, fotografias e projetos. Entre as peças, há o protótipo da Cadeira Bowl (1951), sua criação mais famosa, inspirada nas tigelas utilizadas por caiçaras. O primeiro estudo foi feito de vime, até que se chegou ao modelo final, com estofado e estrutura de alumínio. De 18/10/2014. Até 7/12/2014.

Marco arquitetônico: outro atrativo da exposição é a oportunidade de conhecer ou revisitar a bela Casa de Vidro, onde o casal Pietro e Lina Bo Bardi viveu por 41 anos.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.