Henrique Oliveira no Anexo Millan

Resenha por Julia Flamingo

Na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010,  Henrique Oliveira apresentou A Origem do Terceiro Mundo, uma instalação gigantesca em que convidava o público a passear dentro de um túnel formado por compensados de madeira, que montava o formato de uma vagina. Em 2014, no MAC, as lascas de madeira cobriram uma obra ainda mais extraordinária. Em Transarquitetônica, os visitantes vagavam por corredores que ocupavam uma sala de 1600 metros quadrados. Em sua nova individual, Oliveira decidiu ocupar o Anexo Millan com trabalhos muito menores, sem diminuir em nada a qualidade das produções. O artista segue sua pesquisa anterior, à exemplo da escultura de parede coberta de madeirite. Porém retorna às suas raízes de pintor, apresentando pinturas tridimensionais. Com um amontoado de papel machê, o mineiro faz com que camadas densas de cores pulem, literalmente, para fora da tela. Outras duas esculturas também se mostram improváveis: um grande galho dobrado no formato de “U” e um grosso tronco de madeira com um nó no meio. Difícil é entender como Oliveira consegue tal proeza.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.