File 2013 — Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

VejaSP
starsstarsstarsstarsstars

Resenha por Bruna Ribeiro

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, conhecido como File, reúne em sua 14ª edição 23 obras que envolvem a tecnologia. São instalações, animações, aplicativos para tablet e games. Chama atenção, por exemplo, Cloud Pink, do coletivo sul-coreano Everyware. Com a ponta dos dedos, o público pode criar desenhos e movimentar as nuvens projetadas numa tela no alto da sala. No aplicativo para iPad Arart, dos japoneses Takeshi Mukai, Kei Shiratori e Younghyo Bak, não perca a oportunidade de modificar, com um simples toque, pinturas clássicas como Monalisa, de Leonardo da Vinci, e Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer. Embora a exposição seja focada na interatividade direta com o visitante, há um trabalho surpreendente que quebra essa regra. Logo na entrada, um sofá de 170 anos equilibra-se em apenas um dos pés. Batizada de Balance from Within, a engenhoca do americano Jacob Tonski ganha sustentação por meio de um mecanismo robótico que provoca a sensação de que a peça vai cair a qualquer momento. De 23/7/2013 a 1º/9/2013.

Do lado de fora: em um painel de LED na fachada do prédio da Fiesp, as imagens projetadas se modificam a partir de estímulos sonoros de quem passa por ali.

Conheça aqui as principais obras da exposição, segundo a curadora Paula Perissinotto

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s