Street Art — Um Panorama Urbano

VejaSP
starsstarsstarsstarsstars

Resenha por Laura Ming

Uma seleção de alguns dos melhores artistas de rua do mundo está em cartaz na Caixa Cultural da Sé. A mostra apresenta trabalhos de nomes acostumados a pensar suas obras para espaços públicos, em escalas enormes, sem pretensões comerciais. Aqui, as peças foram produzidas para galerias e aparecem em suportes novos e “vendáveis”. Do inglês Banksy, cujos traços com spray são os mais valiosos no mercado de arte, há duas telas pequenas com toda a ironia que lhe é característica. Uma delas traz a garotinha vietnamita atingida por uma bomba de napalm de mãos dadas com Ronald McDonald e Mickey. A influência da pop art aparece nos quadros do francês Jef Aerosol, que faz retratos de personagens históricos, como o pugilista Muhammad Ali e a ativista dos Panteras Negras Angela Davis. O português MaisMenos reproduziu notas de real em uma crítica ao mensalão e aos altos preços no país. Uma bola de futebol cravada na parede com uma faca reflete o humor de alguns em relação à próxima Copa do Mundo. Há ainda um mural do grafiteiro paulistano Nunca — que já assinou uma coleção de uniformes para a Nike — e um painel da dupla italiana Sten Lex. De 22/2/2014 a 20/4/2014.

Parede valiosa: para que os grafites de Banksy sejam vendidos, pedaços de parede são removidos cuidadosamente por restauradores e colocados em uma nova estrutura. Chegam a custar mais de 1 milhão de reais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s