Cristiano Mascaro – Turista Hotel

VejaSP
starsstarsstarsstarsstars

Resenha por Laura Ming

A cidade de São Paulo surge com tanta frequência na produção do fotógrafo Cristiano Mascaro que ele parece um paulistano da gema. Mas não é. Nascido em Catanduva, no interior do estado, Mascaro recorre a cenas da capital na mostra em cartaz na Casa da Imagem, que reúne 46 obras, algumas inéditas. “Selecionamos fotos menos conhecidas, como os retratos que ele fez no bairro do Brás nos anos 70”, diz o curador Henrique Silveira. Neles, é curioso ver a moda e os costumes da época através das poses de halterofilistas, porteiros, cozinheiros e outros trabalhadores da região. Você vai se divertir ao notar que essa estética, desatualizada à primeira vista, ainda está presente nas figuras que circulam por ali. Mascaro registrou o bairro quando suas ruas passavam por transformações devido à construção do metrô e a reformas viárias. O título da exposição, Turista Hotel, vem de uma fotografia que sintetiza essa mudança: um hotel sumindo da paisagem atrás de um novo viaduto. O tom melancólico aparece em outras imagens, como uma fachada decadente na Rua do Gasômetro, e ganha força pela opção de clicar em preto e branco e em momentos de pouca luz. No 2º andar, as paisagens saem de cena e dão lugar a detalhes de projetos de Oscar Niemeyer, como o Auditório Ibirapuera. Até 16/4/2014.

Vá de bike: se você for visitar a mostra no domingo e quiser evitar o suplício de achar uma vaga, usar a bicicleta pode ser uma boa ideia — um trecho da ciclofaixa passa na frente da Casa da Imagem.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s