As Cidades Invisíveis
Resenha por Laura Ming
Setenta fotografias que enfocam os centros urbanos, realizadas por nomes como Thomas Farkas, Pierre Verger e Bob Wolfenson nos últimos oitenta anos, compõem esta mostra. Elas pertencem à coleção Pirelli/Masp e foram exibidas ao público apenas uma vez, quando incorporadas ao acervo. Algumas imagens revelam a velocidade dos aglomerados, capturada através do movimento da luz. Em outras, a exemplo dos registros de Luiz Carlos Barreto da construção de Brasília, os protagonistas são os trabalhadores na nova capital. Em Índio Yawalapiti, um impactante flagra de José Medeiros, o avião que fascina o indígena representa a cidade. No olhar de Cristiano Mascaro, as linhas da escadaria da Avenida Nove de Julho sobressaem. Também chamam atenção os cliques feitos no centro de São Paulo pelo coletivo Cia de Foto. Dispostos numa sala menor, eles parecem cenas congeladas da televisão, efeito conquistado pela iluminação do ambiente. Em cartaz por tempo indeterminado.