Continua após publicidade

Disputa ao governo de SP tem 10 candidatos; veja lista completa

Há apenas uma mulher concorrendo, mas elas são maioria entre vices; Senado tem 11 postulantes, enquanto 2.026 buscam uma vaga na Alesp

Por Hyndara Freitas
Atualizado em 16 ago 2022, 14h48 - Publicado em 16 ago 2022, 14h40

Foi encerrado na última segunda-feira (15) o prazo para registro de candidaturas para as eleições de 2022, que ocorrem em 2 de outubro. O eleitor paulista terá como opções nas urnas 10 postulantes a governador e vice e outros 11 a senador. Além disso, poderá escolher entre 1.509 nomes que tentam uma vaga na Câmara dos Deputados e 2.026 que buscam se eleger deputados estaduais.

+ Hospital oncológico A.C. Camargo deixará de atender pacientes do SUS

Na lista de candidatos ao Palácio dos Bandeirantes, há apenas uma mulher, Carol Vigliar (UP), e nenhum negro. Entre os vices, a situação é diferente, com maioria de seis mulheres (veja abaixo a lista completa dos postulantes a governador e vice). Em relação à raça, quatro candidatos a vice se declaram pretos e seis brancos.

O estado de São Paulo nunca foi governado por uma mulher. Em 1982, ocorreram as primeiras eleições diretas para o Palácio dos Bandeirantes após o período da ditadura militar, mas somente em 1990 o estado teve sua primeira candidatura feminina para o cargo. De lá para cá, nunca houve mais de uma mulher concorrendo ao cargo de governadora por pleito. Neste ano, a situação se repete.

De acordo com dados do Censo de 2010 do IBGE, 63,9% das pessoas que vivem no estado se declararam brancos, 29,1% pardos, 5,5% pretos, 1,4% amarelos e 0,1% indígenas. Já em relação a gênero, a divisão no estado é semelhante ao resto do país: mulheres são maioria, representando 51% da população.

Continua após a publicidade

Quando considerados todos os cargos, 68% das candidaturas são de pessoas do gênero masculino e 32% do gênero feminino.

Dos 10 candidatos ao governo, sete apostaram em “chapas puras”, ou seja, com vices do mesmo partido. Três costuraram acordos políticos e têm como vices pessoas de outros partidos – Fernando Haddad (PT), escolheu uma vice do PSB, Rodrigo Garcia (PSDB) escolheu um vice do União Brasil e Tarcísio de Freitas (Republicanos) apostou em um vice do PSD.

Entre as profissões dos candidatos ao Executivo paulista, a de advogado é a que mais se repete – Garcia, Elvis Cezar (PDT) e Antônio Jorge (DC). Outras ocupações informadas são a de professor de ensino médio, professor universitário, ferroviário e agente postal.

Candidatos ao governo de São Paulo
Candidatos ao governo de São Paulo. (Justiça Eleitoral/Reprodução)

Veja a lista dos candidatos a governador e vice de São Paulo:

Altino Junior (PSTU)
Vice: Professora Flavia (PSTU)
Número na urna: 16
Ocupação: ferroviário

Antônio Jorge (DC)
Vice: Vitor Rocca (DC)
Número na urna: 27
Ocupação: advogado

Carol Vigliar (UP)
Vice: Rafaela Carvalho (UP)
Número na urna: 80
Ocupação: professora de ensino médio

Continua após a publicidade

Edson Dorta (PCO)
Vice: Lilian Miranda (PCO)
Número na urna: 29
Ocupação: agente postal

Elvis Cezar (PDT)
Vice: Gleides Sodré (PDT)
Número na urna: 12
Ocupação: advogado

Fernando Haddad (PT)
Vice: Lúcia França (PSB)
Número na urna: 13
Ocupação: professor de ensino superior

Gabriel Colombo (PCB)
Vice: Mané Messias (PCB)
Número na urna: 21
Ocupação: outros

Continua após a publicidade

Rodrigo Garcia (PSDB)
Vice: Geninho Zuliani (União)
Número na urna: 45
Ocupação: atual governador de São Paulo | advogado

Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Vice: Felício Ramuth (PSD)
Número na urna: 10
Ocupação: servidor público federal

Vinícius Poit (Novo)
Vice: Doris Alves (Novo)
Número na urna: 30
Ocupação: deputado federal

Legislativo

Na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa (Alesp), o União Brasil lidera a lista, com 97 candidatos. O Podemos tem 96 nomes, enquanto Avante, PL, PMB, PSB e PTB somam 95 representantes cada. Em seguida, vem o Agir, com 94 postulantes, o Republicanos com 92 e o PRTB com 91. São 1.367 homens e 659 mulheres concorrendo.

Continua após a publicidade

Já entre quem busca o posto de deputado federal, o PTB é a sigla com maior destaque: são 73 nomes. A lista segue com o Podemos, que tem 72 candidaturas. Agir, Avante, Patriota, PL, PP e PSB somam 71 candidatos cada. O PRTB e o Republicanos fecham o top 10 em número de candidatos, com 70 postulantes cada um. Ao todo, 1.023 dos concorrentes para a Câmara dos Deputados são homens e 486 mulheres.

Os dados mostram que, seja na disputa estadual ou federal, os partidos de direita e centro-direita têm maior predominância no pleito ao Legislativo neste ano no estado. Em todo o estado, apenas duas concorrentes declararam nome social: a jornalista Leo Áquilla e a pastora Jacque Chanel. Ambas disputam o cargo de deputada federal.

Em outubro, os eleitores paulistas vão eleger 94 pessoas para a Alesp e 70 para a Câmara dos Deputados. A lista completa de candidatos pode ser vista no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o Senado, neste ano há apenas uma vaga por estado. No caso de São Paulo, o eleito ficará com a vaga atualmente ocupada por José Serra (PSDB). Os senadores Giordano (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB) – que é candidata a vice presidente na chapa de Simone Tebet (MDB) – foram eleitos em 2019 e ficarão no cargo até 2027. Há 11 pessoas concorrendo ao Senado, sendo duas mulheres e nove homens.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.