Continua após publicidade

Justiça arquiva denúncia contra Coronel Telhada por ameaça a Lula

Em vídeo publicado em abril, Telhada mostra uma arma enquanto diz ao ex-presidente: “Vai lá em casa, estou te esperando lá"

Por Hyndara Freitas
Atualizado em 1 jul 2022, 16h14 - Publicado em 1 jul 2022, 16h11

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) arquivou uma ação contra o deputado estadual Coronel Telhada (PP), por um vídeo publicado nas redes sociais em abril, no qual ele mostra uma arma enquanto ameaça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tribunal acolheu parecer do Ministério Público, que entendeu que o vídeo não configurou incitação ao crime.

Telhada fez o vídeo em resposta a uma fala de Lula, que sugeriu que sua militância “mapeasse o endereço de cada deputado” para “conversar com o filho dele e incomodar a tranquilidade dele”.

+ “Armar a população não diminuirá a violência”, diz Mario Sarrubbo

Nas imagens, o deputado aparece no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) mostrando uma arma na cintura, enquanto diz: “Ô Lula, vai lá em casa incomodar minha mulher e meus filhos, meus netos, tô te esperando lá, você e todo o seu bando, a hora que você quiser aparecer lá em casa, viu? Pode vir que a gente tá te aguardando, pode vir quente que a gente tá fervendo”.

Continua após a publicidade

+ Prefeitura admite cancelar Esquenta Carnaval se não houver patrocínio

Para o MP, “a insinuação do deputado Telhada, em tese, tem previsão no Código Penal, que permite a legítima defesa”. Por isso, pediu o arquivamento do caso.

O órgão afirmou que “o fato de evidenciar seu porte de arma de fogo e o anúncio de que estaria pronto para responder a qualquer invasão em sua residência, não caracteriza, por si só, incitação à prática de crime ou apologia de fato criminoso ou autor de crime” pois “em nenhum momento houve a efetiva incitação ou apologia a crime determinado, capaz de incentivar, ainda que implicitamente ou indiretamente, a repetição da conduta criminosa por parte de terceiros”.

Continua após a publicidade

O caso chegou ao Ministério Público após representação da deputada Marcia Lia (PT). Por unanimidade, o Órgão Especial do TJSP determinou o arquivamento do processo na última quarta (29).

Além da Justiça, o vídeo também levou Coronel Telhada a responder no Conselho de Ética da Alesp. No dia 10 de maio, o colegiado aceitou a representação contra ele e, no dia 21 de junho, foi aprovada a aplicação da pena de censura ao deputado, conforme proposto pelo relator, o deputado Barros Munhoz (PSDB).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.