Continua após publicidade

YouTube suspende canal da Alesp por desinformação sobre Covid

Durante uma audiência, deputado Douglas Garcia exibiu documentário que critica medidas de lockdown e uso de máscara

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 jun 2022, 17h08

O YouTube suspendeu por sete dias o canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por conta de informações incorretas sobre a Covid-19, após a exibição do documentário “Lockdown, uma história de desinformação e poder” pelo deputado Douglas Garcia (Republicanos) durante uma audiência.

+ Lojas Besni anuncia que dará seu nome à estação Penha do Metrô

A suspensão foi aplicada na última segunda-feira (27). Por conta disso, a sessão plenária da Alesp realizada na última terça (28) não foi exibida, bem como nenhum conteúdo foi publicado no canal da Casa Legislativa nesta quarta (29).

Os vídeos já enviados seguem disponíveis, mas novos envios estão bloqueados. O vídeo em que o documentário foi reproduzido foi derrubado.

Continua após a publicidade

A Alesp já pediu a liberação do canal, e o YouTube analisa. A plataforma fixa que “todos os conteúdos no YouTube precisam seguir nossas Diretrizes de Comunidade“. Os vídeos são analisados por inteligência artificial, revisores humanos e também podem ser passíveis de denúncias de usuários “para identificar materiais com conteúdo suspeito e manter a comunidade da plataforma segura”.

O documentário exibido pelo deputado tem críticas à política de isolamento social e uso de máscaras adotado por diversas cidades do Brasil e do mundo para conter a pandemia da Covid-19.

+ Polícia prende homem apontado como gestor financeiro da Cracolândia

Continua após a publicidade

Garcia criticou a medida do YouTube durante a sessão da Alesp na última terça, uma crítica que foi replicada em suas redes sociais. O parlamentar disse que já havia sido notificado para não publicar materiais antivacina, mas que, neste caso, não houve nenhum discurso contra os imunizantes da Covid.

“O documentário que foi reproduzido aqui na Assembleia Legislativa nem sequer cita a palavra vacina, então a forma como o YouTube simplesmente bloqueou todo conteúdo da rede Alesp, transmissão de qualquer coisa, foi de uma maneira ditatorial, nojenta, censuradora do Legislativo paulista”, afirmou o deputado.

Ele ainda disse ter feito um requerimento na Comissão dos Direitos do Consumidor para convocar representantes da plataforma para se pronunciarem.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.