Continua após publicidade

Polícia prende quatro por extorquir ambulantes nas ruas do Brás

Um deles aparece em vídeo agredindo um dos comerciantes da região; confira

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jun 2022, 15h24 - Publicado em 27 jun 2022, 15h22

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (27) quatro pessoas suspeitas de lotearem irregularmente espaços das ruas da Brás, tradicional ponto de comércio popular da capital, e extorquir os ambulantes.

+Parecer da PGE-SP autoriza salário de até R$ 39 300 a procurador do estado

Os agentes flagraram o grupo fiscalizando a movimentação da rua e cobrando pela entrada e saída daqueles que pretendiam expor os seus produtos para venda.

Uma denúncia obtida a partir de relatos de uma das vítimas levou os policiais a identificarem Eduardo Gonçalves, mais conhecido como Parrudo, apontado como um dos integrantes do grupo criminoso e suspeito de praticar agressões contra comerciantes da região. Além dele foram detidos Diego Santos Sousa e Deikson Pereira Gaspar, todos acusados de envolvimento com o esquema na região.

+MP-SP irá apurar conduta de enfermeira que atendeu Klara Castanho

Com eles foram localizados lista dos comerciantes, recibos, celulares, radiocomunicador e dinheiro. Um dos aparelhos apreendidos continha uma cena de agressão contra comerciantes da região praticada pelos criminosos. Confira abaixo

O líder do grupo é apontado como sendo Peterson Batista, foragido da Justiça e que não foi localizado na operação desta segunda.

Uma mulher também foi detida, mas não teve o seu nome revelado. Segundo a polícia, ao avistar os policiais, ela tentou fugir em uma camionete pertencente a Perterson, conhecido no meio criminoso por “Tetinha”. Existe a suspeita de que ela tenha envolvimento com o líder do bando e usaria o veículo para auxiliar na fuga do suspeito.

Continua após a publicidade

+Jiboia que estava desaparecida em Perdizes é encontrada dentro de fogão

Investigações

A presença de bandos que loteiam as ruas foi detalhada em uma ampla reportagem da Vejinha publicada no dia 16 de junho. Ela revelou que a Polícia Civil investiga a ação desses grupos criminosos há cerca de um ano e apura relatos de casos de tortura, ameaças, sequestros e lavagem de dinheiro.

A reportagem mostrou ainda que no dia 23 de maio, doze pessoas foram presas acusadas de fazer parte de um desses bandos, comandado por Manoel Simião Sabino Neto, 44, presidente de uma associação de concessionários do Circuito das Compras e da Associação Desportiva São Caetano, time de futebol do ABC.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.