Continua após publicidade

Jiboia não tem veneno, mas pode morder, diz biólogo; cobra fugiu em Perdizes na terça (21)

De acordo com o profissional, serpente pode representar riscos aos animais de estimação

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jun 2022, 12h08 - Publicado em 25 jun 2022, 12h05

A jiboia arco-íris da caatinga de estimação que fugiu do apartamento em que vive, no bairro de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, continua perdida. O animal, batizado de Sylas, não é peçonhento e foi visto pela última vez na noite da segunda-feira (20), segundo a dona do animal.

Ao g1, o biólogo Marcelo Ribeiro Duarte, do Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, afirmou que o principal perigo que a serpente pode oferecer é morder alguém e destacou que o animal não tem veneno. ” Como esta espécie não é peçonhenta, não há risco nenhum de envenenamento, mas o trauma mecânico de sua mordedura é potencialmente muito dolorido”, explica.

+ Leia Mais: Dona de jibóia desaparecida usa até camundongo para tentar localizá-la

Como a serpente é conhecida por matar as presas por asfixia, o biólogo aponta que pode ser um risco aos animais de estimação, mas não aos humanos. “A constrição é de fato o modo de subjugação de suas presas. No Brasil, as espécies da jiboia arco-íris (Epicrates) não alcançam tamanho suficiente para representar algum risco ao homem, mas podem, sim, representar risco a pequenos cães, gatos ou outros animais de estimação”, pontua.

Encontrada na Amazônia, a espécia pode ter até dois metros de comprimento e ganha as cores do arco-íris ao ser exposta à luz do sol porque compostos cristalinos (cristais de guanina) que se acumulam nas escamas, funcionando como um prisma em um efeito chamado iridescência.

Continua após a publicidade

Caso o animal seja encontrado, a principal orientação é evitar colocar as mãos nele e acionar os bombeiros pelo número 193 ou a Polícia Militar Ambiental, no telefone (11) 5085-2100.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.