Continua após publicidade

Mostra inédita da Xuxa terá réplica de nave rosa e shows de auditório

Prevista para novembro, novidade vai ocupar galpão de 4 000 metros quadrados na Mooca com 33 ambientes e figurinos de acervo da apresentadora

Por Humberto Abdo
Atualizado em 1 jun 2022, 18h57 - Publicado em 27 Maio 2022, 06h00

Após ficar fechado por mais de dez anos, um galpão de 4 000 metros quadrados na Mooca servirá de palco para a vida e a carreira de Xuxa Meneghel. Batizada de Xuxa Experience, essa será a primeira exposição dedicada à trajetória da apresentadora (que completa 60 anos no ano que vem), com previsão para estrear em 11 de novembro e planos para se transformar em mostra itinerante em 2023.

+ This Is Us: se despede dos fãs com desfecho emocionante

“Quando começamos a desenhar tudo, pensamos no envolvimento do público e no que poderíamos trazer de inovação além das projeções, muito vistas nas mostras imersivas mais recentes”, conta Thiago Carvalho, presidente da Eko Agência, que desenvolve o projeto, e um dos curadores. “Queremos fazer com que as pessoas relembrem e conheçam todo o universo da Xuxa.”

Esboço da nave da Xuxa dos anos de 1980 em tons rosa.
Direto dos anos 1980: esboços da nave e do cenário de programa infantil que darão vida à mostra de Xuxa. (Xuxa Experience/Divulgação)

Para tirar a ideia do papel, o imóvel da antiga concessionária de veículos Primo Rossi, na Rua dos Trilhos, passa por uma série de reformas e demolições e será dividido em 33 ambientes, com direito a linha do tempo, figurinos e objetos de acervo, loja com produtos licenciados e até apresentações ao vivo imitando as gravações do Xou da Xuxa, programa exibido de 1986 a 1992 pela Rede Globo.

“E, sim, a Xuxa estará presente nesses shows. Não poderíamos colocar uma atriz para substituí-la, então usaremos uma combinação de tecnologias”, diz Thiago, ainda sem dar mais detalhes.

Direto dos anos 1980: esboços da nave e do cenário de programa infantil que darão vida à mostra
Direto dos anos 1980: esboços da nave e do cenário de programa infantil que darão vida à mostra (Xuxa Experience/Divulgação)

Com auditório para 300 pessoas e apresentações feitas todos os dias, a atração terá uma réplica da nave rosa que “transportava” Xuxa para o palco. “Ainda vamos fechar parceria com uma das paquitas para entender toda a mise en scène dos programas e fazer com que todos se sintam parte dele. E os visitantes ainda vão poder entrar na nave”, antecipa.

+ São Paulo Cia de Dança e Orquestra do Theatro São Pedro estreiam obras

Outro destaque será a reprodução fiel do apartamento onde Xuxa viveu em Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2021, Luciano Huck já havia surpreendido a apresentadora em seu programa de sábado ao revelar um cenário idêntico ao da casa onde ela passou a infância. “O nosso será melhor… Com todo o respeito!”, diverte-se Thiago. “Além de cozinha, quarto e sala, faremos o quarto dos pais.”

A novidade ficará em cartaz até março de 2023 e também tem o dedo de Xuxa, que acompanha o processo criativo e fará uma visita final quando tudo estiver pronto. Os organizadores preferem não revelar o valor do investimento, na casa dos milhões, mas têm também outros planos para o local, que vai abrigar o centro cultural Manaka, com programação de danças e artes cênicas. “E já estamos negociando duas novas exposições: uma de temática do universo geek, dos desenhos japoneses, e outra também na temática televisiva.”

Direto dos anos 1980: esboços da nave e do cenário de programa infantil que darão vida à mostra
Direto dos anos 1980: esboços da nave e do cenário de programa infantil que darão vida à mostra (Xuxa Esperience/Divulgação)

Toda a área expositiva ocupa apenas uma fração do edifício original, que conta com área externa, onde serão instaladas a bilheteria e a praça de alimentação, e um estacionamento de catorze pavimentos — no topo, o terraço vai comportar pequenos eventos com a vista panorâmica do bairro. “Alguns me chamam de louco, porque entro nesse lugar enorme e vazio e já consigo enxergar tudo pronto.”

Continua após a publicidade

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 1º de junho de 2022, edição nº 2791

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.