Continua após publicidade

Tabacaria de luxo abre as portas em São Paulo com harmonização de charutos

Com especialista cubano entre os sócios, espaço tem poltronas de couro, obras de arte e até marca própria de charuto produzido no Brasil

Por Humberto Abdo
Atualizado em 20 Maio 2022, 16h40 - Publicado em 20 Maio 2022, 06h00

Aqui o cara pode fumar sem a esposa reclamar da fumaça”, brinca José Luiz Monteis, um dos sócios da Europa Lounge, nova tabacaria de luxo aberta na Avenida Europa com salas privativas e ambientes para bebericar e experimentar um charuto.

+ Websérie de negócios terá entrevistas em mansões do Jardim Europa

“É um prazer capaz de oxigenar minha cabeça”, romantiza José, que mantém a profissão no ramo imobiliário e encontrou no hobby uma oportunidade de investimento, feito com os sócios Humberto Dominguez e Yunier Alvarez Perez. “Nos empolgamos e passou da conta: gastamos cerca de 1 milhão e meio de reais com reformas e a compra do local.”

Reginaldo na Tabacaria Europa
Ritmo de bar: Reginaldo comanda serviços e atendimento da casa (Leo Martins/Veja SP)

Em uma casa tombada pelo patrimônio histórico, o cheiro forte de tabaco é o primeiro a invadir as narinas de quem abre a porta. Para os adeptos, esse é o odor que sinaliza o ritual “quase meditativo” de acender um cubano Cohiba Behike ou o Arturo Fuente Don Carlos, da República Dominicana — ambos estão à venda no umidor, nome dado à cabine climatizada que armazena as caixas de charutos, muitos deles produzidos em Cuba, outros trazidos de países como Nicarágua e vários fabricados aqui mesmo, no Brasil.

O “cardápio” inclui até uma versão própria dos fundadores: o Seis14, feito em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, onde o cubano Yunier mantém fábrica própria. “Nem todo mundo sabe, mas eles costumam ser 100% feitos a mão”, explica. Por esse processo cheio de detalhes, algumas opções do espaço podem chegar a custar 1 700 reais cada unidade (as versões mais em conta giram em torno de 90 reais).

Com consumo mínimo de 145 reais para cada cliente, os frequentadores não precisam marcar hora ou pagar entrada, mas o grupo recomenda fazer reserva para as salas do 2º andar. “Onde muitos fecham negócios entre um charuto e outro”, observa José.

Continua após a publicidade
Charutos da Tabacaria Europa Lounge
Comprados em distribuidoras, charutos variam em tamanho, origem e intensidade (Leo Martins/Veja SP)

A sala com lareira, no térreo, é uma das áreas mais disputadas, mas é no deque dos fundos que acontecem alguns eventos e harmonizações. “Mesmo depois de anos no setor de bares, acho que nunca trabalhei com tanta intensidade como aqui”, disse o gerente Reginaldo Nascimento enquanto organizava as fileiras de cadeiras na área coberta. “O público é exigente e só costuma retornar com frequência quando gosta da experiência.”

Um dos destaques é o menu criado pelo especialista Alexandre Avellar, que harmoniza charutos e drinques. “São três etapas de degustação: uma bebida para cada ‘terço’ do charuto, com combinações de conhaque, cachaça e negroni, por exemplo”, resume José.

As preferências ao escolher a marca normalmente variam de acordo com a experiência: mais suaves para novatos e mais fortes entre veteranos. E, embora o público masculino seja maioria em tabacarias como essa, muitas mulheres descobriram esse prazer na pandemia, segundo os sócios. “Hoje existem confrarias exclusivas e elas chegam aqui sozinhas ou entre amigas.”

Decoração da Tabacaria Europa Lounge, quadros do Jotapê decoram os ambientes
Poltronas de couro e quadros de Jotapê decoram os ambientes (Leo Martins/Veja SP)

Outro detalhe da empreitada é a decoração assinada pela arquiteta Cristina Bozian, que apostou nas poltronas de couro e em quadros repletos de cor do artista plástico Jotapê, todos à venda também. “O ato de fumar um charuto leva tempo, então o conforto é parte importante”, ressalta Yunier. “A ideia é manter o clima residencial para que todos fiquem à vontade”, acrescenta José. “Queremos transformar isso aqui num ícone do charuto.”

Continua após a publicidade

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 25 de maio de 2022, edição nº 2790

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.