Continua após publicidade

Anvisa determina recolhimento de autotestes de Covid-19

Exames que estão sendo comercializados pela rede Pague Menos e Isa Lab ainda não foram aprovados no Brasil

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jan 2022, 12h36 - Publicado em 26 jan 2022, 11h30

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que autotestes para detectar Covid-19 e que estavam sendo comercializados pelas empresas Isa Lab e rede Pague Menos sejam recolhidos do mercado.

Em resolução publicada nesta terça-feira (25), a agência informou que a Isa Lab não possui registro e, por isso, não é uma empresa regularizada. Em seu site, a empresa informa que trabalha com grandes convênios de saúde.

+ Médica de 30 anos é encontrada morta em banheiro de Pronto-Socorro

Já nesta quarta-feira (26), foi publicada uma outra resolução, que prevê o recolhimento do autoteste de Covid comercializado pela Pague Menos. Segundo a Anvisa, o “Teste Covid Meu DNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva” também não possui registro.

As denúncias foram recebidas no último dia 20, um dia depois de a Agência não aprovar essa forma de exame para detectar a doença.

A justificativa para barrar os produtos foi a de que há lacunas na nota técnica apresentada pelo Ministério da Saúde por não indicar como é feita a confirmação da infecção e como seria feita a orientação aos pacientes.

Continua após a publicidade

Apesar de não ser consenso entre especialistas, a liberação dos autotestes é defendida por alguns deles como forma de facilitar o diagnóstico e evitar que uma pessoa contaminada tenha que se dirigir até uma unidade de saúde.

O que as empresas dizem

Em nota a rede de farmácias Pague Menos informou não comercializar o autoteste de Covid-19 em suas unidades. O que a empresa alega fazer é a venda do kit de autocoleta do laboratório Mendelics/Meu DNA.

“O próprio consumidor é quem realiza a coleta da saliva e envia o material à Mendelics, que faz a análise do respectivo material e emite o laudo do teste para o consumidor”, informa a empresa, em nota.

Ainda segundo a Pague Menos, a empresa não fica responsável pelo envio ou armazenamento do material biológico coletado. “Portanto, não é autoteste, é um kit de coleta de saliva”, alega.

Continua após a publicidade

Em nota encaminhada à reportagem, o laboratório Mendelics, responsável por produzir o exame, diz não se tratar de um autoteste e que o produto possui autorização da própria agência para ser comercializado.

“Em face de mais uma onda de Covid que assola o país e da falta de testes disponíveis em muitos locais, esperamos que a Anvisa reavalie esta interpretação errônea e libere novamente os kits de autocoleta de saliva para comercialização nas farmácias PagueMenos o mais rápido possível”, afirma nota da empresa.

Em nota emitida nesta quinta-feira (27), o Isa Lab informou que o exame é de uma autocoleta e não um autoteste. Segundo a empresa, a amostra de saliva é encaminhada também para a Mendelics.

Apesar de dizer que o kit está registrado na Anvisa, a empresa informou que parou de comercializar o produto “até que haja uma reavaliação do entendimento da Anvisa quanto à suspensão presente.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.