Continua após publicidade

Semana do aniversário de SP tem programação especial; confira o roteiro

Diversas comemorações acontecerão na cidade em homenagem aos seus 468 anos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 jan 2022, 06h00

Ainda que a programação não seja extensa, principalmente pelo avanço dos casos de Covid-19, o aniversário de São Paulo está fornido de atividades comemorativas. A semana do dia 25 terá exposições, shows e outras atividades culturais especiais na cidade.

Confira o roteiro:

Reabertura do Cine Bijou

Após 26 anos fechado, o Cine Bijou será reaberto no dia do aniversário da cidade, com uma apresentação especial e gratuita do filme Zuzu Angel, de Sérgio Rezende.

Imagem mostra sala de cinema com poltronas de couro vermelhas e paredes brancas.
Cine terá sessões gratuitas ou a preços populares (Rogerio Pallatta/Veja SP)

A cerimônia de abertura começará às 20h e terá a exibição, além de Zuzu Angel, do curta O Quintal dos Guerrilheiros, de João Carlos Massarolo. A programação do cine terá curtas, médias e longas-metragens de quinta a domingo.

Praça Franklin Roosevelt, 214, Consolação,☎  3258-6345. Terça (25), às 20h. Grátis. satyros.com.br.

 

Museu Afro

Imagem mostra ilustração de esquina com estrada de terra e prédios antigos.
Exposição reúne objetos, fotografias e documentos históricos da cidade. (Museu Afro/Divulgação)

O Museu Afro Brasil estreia no aniversário da cidade a exposição Arqueologia Amorosa de São Paulo, com curadoria de Emanoel Araújo. A entrada é gratuita no dia 25. Fotos, documentos e obras de artistas como Lina Bo BardiPaulo Mendes da Rocha estarão no acervo, além de objetos da Revolução Constitucionalista de 1932.

Continua após a publicidade

Parque Ibirapuera, Vila Mariana, ☎  5574-5045. 25/1 a 30/6, das 10h às 17h (permanência até 18h). R$ 15,00. Entrada gratuita às quartas-feiras. museuafrobrasil.org.br

Japan House: Oficina e Daruma

A Japan House oferece, no próximo domingo (23), a oficina Composição com as Paisagens Naturais de São Paulo, em dois horários, às 11h30 e às 15h. Nela, os pequenos poderão criar a partir de recortes e pétalas de papel tingido composições inspiradas nas paisagens naturais da cidade.

A técnica faz referência à obra Refletwo – presente na exposição Simbiose: A ilha que resiste, em cartaz na instituição até 6 de fevereiro. Para participar, é necessário retirar senha na recepção do espaço trinta minutos antes da atividade. Livre

+ Mostra na Japan House reconstrói Inujima, ilha japonesa repleta de obras

Além da oficina para os menores, a Japan House traz uma programação para toda a família no aniversário da capital. Com o objetivo de disseminar a cultura japonesa para além de sua sede, a instituição promove a Campanha Daruma (#DARUMAJHSP) pelas ruas de São Paulo e no ambiente on-line.

Imagem mostra escultura preta com traços brancos formando um rosto. Ela está sobre uma plataforma e em uma praça com prédios ao fundo.
O Daruma na Praça da Liberdade. (Japan House/Divulgação)

O daruma é conhecido como um amuleto da sorte no Japão, bastando pintar seu olho esquerdo para realizar desejos. De 17 de janeiro a 27 de fevereiro, o boneco de 2 metros de altura faz um tour por seis endereços emblemáticos da cidade, permanecendo uma semana em cada um, com início na Praça da Liberdade. Livre.

Continua após a publicidade

Praça da Liberdade. Praça da República, Praça Sílvio Romero. Largo da Matriz da Freguesia do Ó. Largo da Batata. Japan House São Paulo. Avenida Paulista, 52, Bela Vista. De 17/1 a 27/2. Grátis.  japanhouse.com.br.

 

CCSP: música, espetáculos e projeção

O Centro Cultural São Paulo também terá programação cheia nos próximos dias. No dia 22, às 19h, show da Badsista — produtora de discos da Linn da Quebrada e Jup do Bairro –, e, no dia 25, às 19h, do grupo Metá Metá. Os Trovadores Urbanos também marcarão presença no sábado e no domingo, com serenata itinerante.

Imagem mostra mulher com rosto pixado vestindo roupa rosa e amarela com paletó azul claro.
BADSISTA, diretamente da ZL (Pedro Pinho/Divulgação)

Ocorrerão, ainda, espetáculos como o Circo Charanga (La Mínima), no dia 23, às 16h, e os Parlapatões (Os MeQueTreFe), no dia 22, também às 16h. Uma intervenção artística ocorrerá nos três dias, a projeção mapeada Memórias Insurgentes, do Coletivo Coletores.

A retirada de ingressos para os shows e as apresentações pode ser feita com 1 hora de antecedência. É obrigatória a apresentação do passaporte de vacina.

Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, ☎  3397-4002. Dias 22, 23 e 25/1, das 10h às 22h. centrocultural.sp.gov.br

Continua após a publicidade

Filó Machado no Sesi

O Teatro do Sesi receberá, no dia 26, às 20h, o show gratuito Filó Machado: 60 anos de música, com direção musical assinada por Thiago Espírito Santo.

O músico virtuoso, que já trabalhou com nomes como Gal Costa, Michel Legrand e Hermeto Paschoal, se apresentará com seu sexteto nessa comemoração de seus 60 anos de carreira — e dos 468 anos da cidade.

Centro Cultural FIESP. Av. Paulista, 1313. 3146-7406. 26/1, 20h. Grátis. sesisp.org.br.

Imagem mostra homem de camisa e camiseta azul segurando um violão e cantando em um microfone. Ele também usa um fone.
Show no Sesi será gratuito. (Eugenio Goulart/Divulgação)

Peixelétrico no M’Boi Mirim

Não poderia faltar um forró nesse roteiro. O grupo Peixelétrico comemora antecipadamente o aniversário da cidade com apresentação no dia 22 às 19h na Casa de Cultura M’Boi Mirim, trazendo seus maiores sucessos e músicas do novo repertório. O show será gratuito, sem necessidade de retirada de ingresso. É obrigatória a apresentação do passaporte de vacina.

Casa de Cultura M’Boi Mirim. Avenida Inácio Dias da Silva, s/nº, M’Boi Mirim. 5514-3408. 22/1, às 19h. Grátis. 

Continua após a publicidade

 

Imagem mostra 5 homens sobre pedras, sorrindo para a foto.
Grupo nasceu em 1999 no Guarujá (Crédito/Divulgação)

Casa de Cultura Hip Hop Leste

O domingo (23) será do hip hop na Cidade Tiradentes. O rapper niLL apresentará o show Só os Clássicos, às 20h30, com formação clássica: DJ e o MC no palco. No mesmo dia, a rapper mineira Brisa Flow também subirá no palco da Casa de Cultura. Os shows comemorativos serão gratuitos.

Casa de Cultura Hip Hop Leste. Avenida Sarah Kubitschek, 165, Cidade Tiradentes. 3333-4896. Grátis.

Imagem mostra homem de casaco branco com estampas coloridas olhando para a câmera, em ambiente escuro.
O rapper niLL. (Vinícius Reisz/Divulgação)

Programação tripla no Pátio São Bento

O Pátio Metrô São Bento sediará três atividades especiais e gratuitas no dia 25: um tour guiado pelo centro histórico, a inauguração da escultura SP Viva e uma ação de plantio de 100 orquídeas.

O projeto OHquidea irá presentear 100 mudas que poderão ser plantadas pelo público nos jardins do Pátio – junto com um desejo escrito em um palito. A ação ocorrerá das 10 às 12h. O tour será às 11h e percorrerá o triângulo histórico do centro, com duração de cerca de 2 horas. O ponto de encontro será a Praça da Colmeia, onde também será inaugurada a escultura SP Viva.

Pátio Metrô São Bento, 109, Centro. 3228-2851. patiosaobento.com.br

Continua após a publicidade
Imagem mostra praça com estrutura branca de metal ao centro.
O Pátio terá até plantio de orquídeas no dia 25 (Pátio Metrô São Bento/Divulgação)

Farol Santander

Com aniversário conjunto – 4 anos do Farol e 468 de São Paulo – o espaço terá uma semana mais que especial, com atividades diversas. Uma delas será a reabertura da Pista do 21, no dia 25, às 9h. A pista de skate indoor fica no 21° andar do prédio, e estava em manutenção. A capacidade é de sete skatistas por bateria, e a reserva pode ser feita por 2 horas pelo valor de R$ 60,00 por pessoa.

O dia 25 também marcará a inauguração de uma ação inédita, uma exposição no Bar do Cofre, no subsolo do edifício. O Valor de uma Lembrança é o nome da mostra que reúne 70 objetos, inspirados em relatórios de pertences deixados em cofres de bancos antigos – desde cartões postais até jogos de tabuleiro antigos estarão no catálogo. 

A exposição é exclusiva para os clientes do Bar do Cofre, não havendo ingressos. O agendamento da Pista do 21 pode ser feito pelo site ou presencialmente.

Farol Santander/Bar do Cofre. R. João Brícola, 24, Centro, 3553-5627. 14h às 20h (Bar). farolsantander.com.br

Imagem mostra pista de skate indoor de madeira escura. Paredes e teto brancos com detalhes vermelhos.
Pista do 21: localizada no 21° andar do edifício. (Farol Santander/Divulgação)

 

LONA Galeria

A galeria localizada na Barra Funda irá abrir ao público a mostra Non Ducor, Duco (lema do brasão da cidade), em homenagem ao aniversário da capital paulista.

Artistas como Eros di Nardi, Evandro Prado, Leo Sombra, Link Museu, Mirella Marino, Pio Figueiroa e Sueli Espicalquis terão obras inspiradas na cidade expostas até o dia 13 de março, de quarta a sábado, das 13h às 18h.

LONA Galeria. Rua Brigadeiro Galvão, 990, Barra Funda, ☎ 99403-0023. 25/1 a 13/3. Qua. e sáb, das 13h às 18h.  Grátis.

 

Imagem mostra pintura sobre fundo branco. Trapézios coloridos são sobrepostos por um trapézio maior, transparente, branco.
Non Ducor, Duco: mostra em homenagem à São Paulo (LONA/Divulgação)

 

Galeria 132

A galeria Arte132, localizada na Avenida Juriti, em Moema, também inaugurará uma exposição em homenagem a cidade, com obras do artista José De Quadros

São Paulo, sua, nossa Pauliceia Desvairadaé o nome da mostra, que reúne 40 obras do artista que cresceu no Itaim Paulista, Zona Leste, antes de estudar na Academia de Arte de Kassel, na Alemanha. A entrada é gratuita.  

Avenida Juriti, 132, Moema, ☎ 5054-0357. 22/1 a 5/3. Seg. a sex, 14h às 19h. Grátis. 

Imagem mostra jornal com uma aranha desenhada sobre as notícias.
“Tempo para desenhar sobre jornais”. (Henrique Luz/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 12,90.

W3siaWQiOjExMzUzNjEsInRpdGxlIjoiUmFpbmhhIGRhIFpMOiBVbSByb2wmI3hFQTsgY29tIEdsb3JpYSBHcm9vdmUgcGVsYSBWaWxhIEZvcm1vc2EsIG9uZGUgYWluZGEgbW9yYSJ9LHsiaWQiOjExMzYwNjQsInRpdGxlIjoiSnVzdGkmI3hFNzthIHBybyYjeEVEO2JlIGNvYWNoIFBhYmxvIE1hciYjeEU3O2FsIGRlIG9yZ2FuaXphciBhdGl2aWRhZGVzIG5hIG5hdHVyZXphIn0seyJpZCI6MTEzNjExNSwidGl0bGUiOiJBcCYjeEYzO3MgcmV1bmkmI3hFMztvIGNvbSBwcmVmZWl0dXJhLCBtJiN4RTk7ZGljb3MgZGUgU1AgbWFudCYjeEVBO20gZ3JldmUgbmEgcXVh

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.