Continua após publicidade

Os bairros onde os imóveis são alugados com mais rapidez na capital

Levantamento aponta região em que mais da metade dos apartamentos não ficam nem 2 semanas vagos

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 30 jul 2021, 20h54 - Publicado em 30 jul 2021, 19h44

A Zona Sul e a Zona Leste da capital paulista são as regiões que concentram os bairros em que os imóveis residenciais são alugados com mais rapidez na cidade. Nesses endereços, uma parte significativa dos apartamentos não duram nem duas semanas vagos.

Nos últimos seis meses, os imóveis mais procurados atualmente pelos paulistanos têm ao menos dois quartos. Vila Andrade, Tatuapé, Saúde, Panamby e Mooca são os campeões em liquidez, segundo dados da plataforma Quinto Andar.

Na Vila Andrade, por exemplo, 52,6% dos imóveis são alugados em até duas semanas após estarem vagos. Nos outros bairros citados, a porcentagem fica dessa maneira:

  • Tatuapé – 45,4%
  • Saúde – 41,5%
  • Panamby – 41,2%
  • Mooca – 40,7%

Mas por quê? “Tem a ver com o tipo de imóvel que existe nessas regiões”, explica o head de comunicação do Quinto Andar, José Osse. “A liquidez de apartamentos de 1 quarto, estúdios, kitnets, está menor do que era antes da pandemia. Ao passo que, apartamentos maiores, com 2 dormitórios, a procura aumentou. Nossa hipótese é que esses bairros, por terem concentração de imóveis um pouco maiores, estão mais líquidos”, explica.

Continua após a publicidade

Leia também:  A vida nos condomínios superexclusivos, onde boom de moradores faz preço do metro quadrado superar o de bairros como os Jardins

O valor médio do aluguel nas regiões varia entre 1 907 (Mooca) e 2 100 reais (Vila Andrade). Outro dado do Quinto Andar é que as negociações entre inquilinos e locatários estão 10% mais rápidas no primeiro semestre de 2021 em comparação ao primeiro semestre de 2020, no início da pandemia de Covid-19. O patamar ainda não retornou, por exemplo, ao de 2019, antes da pandemia, quando as negociações eram 18% mais rápidas do que neste ano.

O aumento na busca por apartamentos com 2 dormitórios não é um fenômeno exclusivamente paulistano. “Esse cenário é o mesmo também para Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, por exemplo”, diz José Osse.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.