Continua após publicidade

Como preparar chá verde, branco, preto e amarelo

A bebida é extraída de uma única planta da Ásia, já as ervas e frutas usadas como aromatizantes são tecnicamente chamadas de infusões ou tisanas

Por Vinicius Tamamoto
Atualizado em 20 jan 2022, 09h08 - Publicado em 16 jul 2021, 06h00

Não é todo mundo que sabe: o “verdadeiro” chá é extraído exclusivamente de uma planta originária da Ásia chamada Camellia sinensis. É a partir de suas folhas e brotos, oxidados ou não, processos sempre realizados por um especialista em ambiente com temperatura e umidade controladas, que saem as diferentes variedades da bebida (já as ervas e frutas usadas como aromatizantes são tecnicamente chamadas de infusões ou tisanas).

“Chá é prazer”, descreve a especialista Carla Saueressig, que lamenta a bebida no Brasil ainda estar relacionada a doenças. “Aqui, as pessoas tomam chá quando não estão se sentindo bem ou quando querem emagrecer. Tenho inveja do café, da cerveja, do vinho, porque ninguém pergunta para que eles são bons, bebem por prazer”, argumenta. Para ter um bom chá, é muito importante que a água utilizada seja a mais pura possível.

“Recomendo uma leve, sem grande quantidade de sódio. Evite também água de filtro de barro, que pode ter um gosto muito característico”, explica Carla. O tempo de infusão varia de acordo com o tipo de folhas escolhidas, que podem ser utilizadas mais de uma vez. Se você é iniciante no assunto, a dica é explorar os diversos tipos sem medo — mesmo entendedores não deixam de se surpreender com a vastidão sensorial que a Camellia sinensis proporciona: o universo do chá é uma eterna jornada. Veja abaixo aspectos gerais de cada família para quem quer iniciar essa viagem.

Chá verde

Com folhas desidratadas, as nuances herbais costumam predominar. A recomendação é fazer infusão de 1 a 3 minutos com água entre 60 e 90 graus. Nunca ferver.

Chá branco

Como o próprio nome revela, tem folhas com pouquíssima oxidação. O processo de escurecimento é semelhante ao que acontece quando se corta uma maçã, o que pode sugerir nuances florais à bebida. O tempo de infusão é de 1 a 2 minutos com água entre 60 e 90 graus.

Continua após a publicidade

Chá oolong

A oxidação varia entre 15% e 50%. Podem aparecer toques frutados e, se mais oxidado, de malte. O tempo de infusão varia de acordo com os subtipos e, nesse caso, vale consultar as instruções.

Chá preto

As folhas que oxidaram totalmente podem liberar toques de caramelo, açúcar queimado, malte… O tempo de infusão pode variar de 2 a 4 minutos com água recém-fervida.

Chá amarelo

A oxidação é feita com calor úmido. Mais raro no Brasil, pode ter notas de frutas amarelas. A infusão varia de 2 a 3 minutos com água entre 80 e 90 graus.

Continua após a publicidade

Pu’er

É um chá fermentado com potencial de guarda — alguns chegam até vinte anos. Pode ter nuances adocicadas e suas folhas podem ser infusionadas muitas vezes por cerca de 30 segundos com água recém-fervida.

+ Uma planta, vários chás

Continua após a publicidade

YES, NÓS TEMOS CHÁ

Embora não haja mais traços da planta na capital, a cidade já foi cenário de cultivo, no antigo Vale do Anhangabaú onde fica o Viaduto do Chá, assim como na Casa da Fazenda do Morumbi, propriedade que pertenceu ao regente Diogo Antônio Feijó. No estado de São Paulo, a região do Vale do Ribeira se destaca pelo cultivo de Camellia sinensis. As décadas de 80 e 90 foram a era de ouro do chá brasileiro, que entrou em declínio por causa da competição internacional.

Nos últimos anos, os sítios Shimada (@sitioshimada), Yamamaru (@sitioyamamaru) e Amaya (@amayachas) fizeram renascer os chazais. Não muito longe dali, em São Miguel Arcanjo, a marca Yamamotoyama do Brasil (11 94017-6933), com sede no Japão, também mantém uma vasta plantação para produção própria. É possível comprar on-line ou pelo telefone.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de julho de 2021, edição nº 2747

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.