Continua após publicidade

SP entrega hospital de campanha no Centro com 1/3 dos leitos prometidos

Entrega da unidade no bairro de Santa Cecília estava prometida para duas semanas atrás

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 abr 2021, 16h54

O governo de São Paulo entregou, na tarde desta terça (13), o hospital de campanha de Santa Cecília, no centro da capital paulista. Após quase duas semanas de atraso, o centro de saúde inaugura com apenas um terço dos leitos prometidos pela gestão estadual. 

A unidade estava prevista para começar a atender pacientes de Covid-19 no dia 31 de março, com 180 leitos. No entanto, de acordo com o governo, atrasos na instalação de equipamentos de oxigênio prejudicaram a liberação. Apenas 60 leitos se encontram no hospital. 

A inauguração foi feita nesta terça (13), mas desde domingo (11) o hospital já recebe pacientes com Covid-19 para internação imediata. O prédio é da iniciativa privada e foi cedido ao governo. A Fundação do ABC, uma organização social, é responsável pela gestão do hospital.

O Hospital Metropolitano abrigaria 130 leitos de enfermaria e 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas contará com 40 de enfermaria e 20 de UTI. O governador João Doria afirmou que seriam investidos R$ 12 milhões por mês para custeio do hospital, além de que a unidade teria uma equipe de 900 profissionais, sendo 150 médicos.

Continua após a publicidade

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde alegou que a ampliação dos leitos poderá ser feita gradualmente. Mas não informou se a mudança irá afetar o número de funcionários e o custo mensal. 

O estado de São Paulo ultrapassou, nesta segunda-feira (12), a marca de 83 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. São Paulo tem mais de 85% dos leitos de UTI ocupados atualmente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.