Continua após publicidade

São Paulo confirma três casos da nova variante do coronavírus

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os pacientes tiveram passagem por Manaus antes de serem atendidos no estado paulista

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 jan 2021, 14h52

O Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, confirmou os três primeiros casos no estado da nova variante da Covid-19, identificada anteriormente no Amazonas. A identificação foi feita nesta terça-feira (26). 

A nova variante, considerada por pesquisadores como potencialmente mais infecciosa, foi encontrada em amostras de três pacientes de Covid-19 que foram atendidos pelo serviço público de saúde paulista e tiveram passagem por Manaus, capital do Amazonas. 

De acordo com a Secretaria estadual da Saúde, os vírus analisados são da linha P.1. Eles possuem mutações que codificam a proteína spike, responsável pela ligação do antígeno com as células do corpo humano. No entanto, ainda não há comprovação científica que essa variante seja mais transmissível do que as outras versões da doença.

Variante no Amazonas

O Ministério da Saúde do Japão detectou no dia 10 de janeiro uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Brasil, no estado do Amazonas, e retornaram ao Japão em 2 de janeiro.

A infecção dos viajantes foi detectada ainda no aeroporto de Haneda, em Tóquio. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão (NIID, na sigla em inglês) analisou as amostras colhidas dos pacientes e confirmou tratar-se de uma nova cepa da doença, diferente de duas outras já identificadas no Reino Unido e na África do Sul e que se mostraram altamente infecciosas.

Continua após a publicidade

“No momento, não há provas de que a nova variante encontrada nos brasileiros seja altamente infecciosa”, disse Takaji Wakita, diretor do instituto japonês, no comunicado. O governo japonês disse que também investiga se as vacinas disponíveis são eficazes contra a nova variante do coronavírus.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.